Pinot Noir
Pinot Noir
Aqui na Via Vini você encontra os melhores vinhos Pinot Noir para comprar.
Natural da região de Bourgogne, na França, uma das mais complexas uvas do mundo, a uva Pinot Noir, pode ser definida muito bem em dois adjetivos: elegância e delicadeza.
As evidências apontam que a Pinot Noir é cultivada na Borgonha há mais de 2.000 anos. Por ser tão antiga, é a casta mãe das variedades Pinot Gris e Pinot Blanc. Estudos recentes comprovam que mais outras 16 castas de uvas possuem características genéticas da uva Pinot Noir, entre elas, a Chardonnay, Gamay, Muscadet e Malbec.
É considerada a uva mais complicada de se cultivar e não se adapta em qualquer região. Para muitos apreciadores, apenas sua região de origem, a Bourgogne, produz vinhos à altura desta uva. É uma casta muito delicada, seu amadurecimento é muito precoce e é extremamente sensível às mudanças climáticas e pragas. Necessita de clima fresco bem equilibrado. O excesso de frio produz vinhos pálidos e de sabores pobres. O excesso de calor amadurece demais a uva, provocando sabores e aromas excessivamente tostados, afastando sua elegância marcante.
Quando desenvolvidos à perfeição, os vinhos tintos provenientes da uva Pinot Noir são pálidos, perfumados e misteriosos, de textura aveludada, adotados de taninos pouco agressivos, mas firmes. São vinhos extremamente delicados e de personalidade única.
Os aromas comuns em seus vinhos são de frutas vermelhas como cereja, framboesa, morango. Também apresenta notas florais como violeta e rosas e notas de especiarias e tostados quando amadurecido em carvalho. Na boca é elegante e sedoso com taninos equilibrados.
A Pinot Noir pode originar alguns vinhos prontos para o consumo logo que são engarrafados, entretanto os melhores precisam de alguns anos para evoluir.
Por conta de sua sutileza, raramente é utilizada em cortes, sua fama baseia-se em seus varietais. Poucas experiências de assemblages deram certo, o Champagne é uma delas.
Cultivada em poucos lugares do mundo, destaca-se na região francesa de Bourgogne (Côte D’Or, dividida entre Côte de Nuits e Côte de Beaune) e Champagne.
Outros países estão tendo sucesso na produção de vinhos Pinot Noir como Nova Zelândia, EUA (Califórnia e Oregon) e alguns produtores da África do Sul, Chile, Austrália e Itália.