Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Bourgogne

Aqui na Via Vini você encontra os melhores vinhos Bourgogne para comprar. Saiba mais abaixo.

Conhecida pela excelência de seus vinhos, Bourgogne divide com Bordeaux o título de mais famosa região vinícola da França.

Situada na região centro-leste do país, a maioria de suas sub-regiões estende-se entre as cidades de Dijon, ao Norte e Lion, ao sul, com exceção de Chablis, situada a noroeste de Dijon.

Ao contrário de Bordeaux, onde os tintos encorpados se sobressaem, Bourgogne é famosa por seus brancos marcantes e tintos delicados. A maioria dos rótulos feitos em Bordeaux são cortes, enquanto os vinhos de Bourgogne são, essencialmente, varietais.

E essas não são as únicas diferenças entre as duas grandes potências da vinicultura francesa.

A área produtora de Bourgogne representa 1/6 da de Bordeaux. Além disso, os vinhos bordaleses são produzidos em uma única propriedade (Chatêau), enquanto, as AOC´s em Bourgogne ocupam um território delimitado, por vezes bem pequeno, e com diversos proprietários. É um retalho de pequenas micro-regiões (mais de 100 AOC´s), pequenos produtores, cooperativas e negociantes, e mais de 4.300 Domaines (denominação de propriedade similar aos Chatêaus em Bordeaux).

É uma região com características climáticas complicadas. O solo é predominantemente calcário e clima é continental, com invernos mais frios e verões curtos e frescos, além de primaveras sujeitas a geadas. Por isso, apenas se adaptam variedades de uvas de amadurecimento precoce, como a Pinot Noir, a grande tinta de Bourgogne.

Junto com a Pinot Noir, a Gamay (especialmente na região do Beaujolais)é a matéria-prima dos tintos borgonheses que primam pela elegância, delicadeza e complexidade.

Os brancos dessa região são conhecidos como os melhores do mundo, refletindo a exuberância do Chardonnay e o frescor da Aligoté.

Côte d‘Or é sem dúvida uma das mais famosas sub-regiões de Bourgogne por produzir grandes vinhos estrelados. Divide-se em duas partes, Côte de Nuits, ao norte, e Côte de Beaune, ao sul. Em Côte de Nuits vamos encontrar os tintos mais longevos e de maior prestígio em Chambertin, Gevrey-Chambertin, Morey-Saint-Denis, Chambolle-Mussigny, Vougeot, Vosne-Romanée (onde é produzido o lendário Romanée-Conti) e Nuits-St-Georges. A Côte de Beaune produz os melhores brancos do mundo, a partir da uva Chardonnay, sendo seus principais vinhedos Aloxe-Corton (Corton-Charlemagne), Pommard (produtor de tintos), Volnay, Mersault, Puligny-Montrachet (onde encontramos o famoso Montrachet) e Chassagne-Montrachet.

Outras regiões importantes de Bourgogne: Chablis (Grands Crus, Premiers Crus, Chablis e Petit Chablis), Côte Chalonnaise (Rully, Mercurey, Givry e Montagny), Mâconnais (Mâcon, Pouilly-Vinzelles, Pouilly-Loché e Saint-Veran) e Beaujolais (Beaujolais, Beaujolais Supérieur, Beaujolais, Crus de Beaujolais, Beaujolais Nouveau).

A experiência de degustar um grande Bourgogne proporciona um prazer enorme e muitas vezes inesquecível. Seus tintos delicados e seus grandes brancos são a verdadeira expressão do seu terroir. São vinhos reconhecidos e constantemente citados entre os melhores do mundo, produzidos por especialistas que buscam a perfeição em cada safra.

Itens 1 para 20 de 49 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Itens 1 para 20 de 49 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3