5% de desconto no Boleto ou PIX.

Vinhos Italianos na Via Vini

Vinhos Italianos na Via Vini

Aqui na Via Vini você encontra os melhores vinhos Italianos para comprar.
Foi durante a antiguidade que os gregos, prevendo a importância da Itália para a vitivinicultura, a batizaram de “Enotria” ou Terra dos Vinhos. E eles estavam cobertos de razão.
Junto com a França, o país disputa o lugar de maior produtor e consumidor mundial de vinhos. É o maior exportador de vinhos da Europa. Além disso, a Itália é campeã na variedade de rótulos comercializados e no número de castas autóctones.
Terra dos vinhos Chianti, Barolo, Barbaresco e Brunello di Montalcino, a viticultura está enraizada na tradição e cultura do país.

História e Tradição

A história dos vinhos da Itália está intimamente ligada à sua própria história.
O vinho chegou à Itália por volta do século IV a.C., inicialmente introduzido nas regiões da Sicília e Sardenha, embora haja registros que apontem o cultivo da vinha nessa civilização desde 1.200 a.C.
Apesar de absorver influências de muitos povos que passaram pela “bota”, foram os romanos que arraigaram o valor do vinho no país. O Império Romano deixou uma herança para a Itália e para outras regiões do mundo, como técnicas de vinificação (conceito de maturação e técnicas de prensagem) e cultivo de uvas associando castas aos solos mais adequados. Mesmo com a queda do Império, a cultura do vinho nunca foi abandonada por completo.
Entretanto, no final do século XIX a Itália passou a desenvolver novas técnicas, estilos de vinhos e variedades autóctones. Seu inesgotável potencial vinícola foi descoberto no século XX e ainda está em curso em todo o país.
A influência de outras regiões produtoras da Europa contribui para a elaboração de uma identidade própria. Tradições antigas e técnicas modernas caminham juntas na criação de seus grandes vinhos.

Principais Uvas Tintas e Brancas

A Itália possui uma variedade de vinhos e uvas maior do que qualquer outro país. As videiras são cultivadas em praticamente todas as regiões da península, desde os Alpes no Norte até as ilhas próximas à África.
A uva mais plantada no país é a Sangiovese, símbolo da região da Toscana. Entre as tintas, destaque para Montepulciano, Merlot e Cabernet Sauvignon (nos Supertoscanos), Barbera (a uva do Piemonte), Nero d’Avola, Primitivo, Nebbiolo, Aglianico e Malvasia.
Entre as brancas, Trebbiano, Catarratto, Chardonnay, Glera (ou Prosecco), Pinot Grigio, Pinot Blanc e Falanghina se destacam.

Legislação e Classificação

Assim como tantas outras regiões vinícolas, a Itália obedece a uma legislação que regulamenta a produção de seus vinhos. Em ordem crescente de qualidade: Vino di Tavola (vinho de mesa comum), IGT (Indicazione Geografica Tipica), DOC (Denominazione di Origine Controllata) e DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita).
Há, no entanto, que se fazer uma observação no caso dos Supertoscanos. Considerados entre os melhores do país e do mundo, classificam-se apenas como Vino da Tavola ou IGT por não se enquadrarem nas normas das DOC e DOCG.
Existem ainda outras classificações quanto ao tempo de envelhecimento, como Vecchio, Riserva, etc.

Regiões e Grandes Vinhos

Praticamente todas as regiões da Itália produzem vinho, desde exemplares com menor qualidade (a granel) e rótulos com excelente custo-benefício (vinhos italianos bons e baratos) até as grandes joias reconhecidas internacionalmente.
A Toscana destaca-se pela produção de vinhos italianos famosos, como Chianti e Brunello di Montalcino. O Piemonte é conhecido por seus tintos, principalmente os produzidos com a uva Nebbiolo, como Barolo, Barbaresco, Barbera e Dolcetto.
Outras regiões importantes são o Vêneto (Soave, Prosecco, Bardolino, Valpolicella e o Amarone della Valpolicella), a Puglia (Primitivo di Manduria), a Campania (Taurasi, Fiano di Avellino e Greco di Tufo), Abruzzo (Trebbiano d’Abruzzo), Friuli – Venezia Giulia, Lombardia, Emilia Romana, Lácio e Sicília.
Cada região produz vinhos particularmente especiais, com características próprias. Os vinhos italianos são verdadeiros ícones da vinicultura mundial, expressando toda sua tipicidade e seu terroir, garantindo grandes experiências para os amantes da bebida de Baco. Certos estavam os gregos: e viva a Enotria!

Compre agora os melhores vinhos italianos na Via Vini e aproveite as ofertas exclusivas!