Dicas de Vinhos para o Verão

Dicas de Vinhos para o Verão

Para os amantes do vinho, não existe uma época certa para degustar ou apreciar um bom vinho. Mas para aqueles considerados iniciantes na prática, ou que talvez ainda não conheçam tanto a respeito, podem achar que o vinho é uma bebida ideal para o inverno. E de fato, é inevitável remeter o vinho ao inverno: um ambiente acolhedor ao lado de boa companhia, uma lareira e comidas mais robustas.

Porém, é claro que uma bebida tão maravilhosa, nos dá a opção de aprecia-la também em outras estações, mais especialmente no verão. Um bom amante do vinho não se deixa esgotar as possibilidades de apreciar e degustar a bebida, aprendendo a selecionar a melhor opção conforme a ocasião. O ideal é escolher a bebida correta para a estação, o que não deve ser uma tarefa difícil, já que no mercado atual temos uma infinidade de rótulos que se adequam ao momento.

O verão traz aos nossos dias, uma exuberância de cores, frescor, e porque não, sabores diferenciados. É a estação onde existe a maior variedade de frutas, hortaliças etc. Definitivamente uma estação para estar ao ar livre e aproveitar tudo o que a natureza nos oferece.

O ideal para essa estação são os vinhos brancos, roses e os espumantes, por serem leves, ácidos e frescos. Vinhos com menor teor alcoólico, portanto, tendem a ser mais jovens e menos complexos, harmonizando assim com as refeições mais características do verão.

As castas ideais que geralmente originam vinhos para o verão, são: Chardonnay, Sauvignon-Blanc, Riesling, Cabernet Franc, Gamay, Pinot Noir entre tantas outras, dependendo da região em que se produz a bebida. Se a preferência para a ocasião for por tintos, opte pelos chamados Tintos Jovens, que devem ser consumidos entre dois e quatro anos após a safra, o que resulta em uma bebida de aspecto frutado, por seu período de envelhecimento ser breve.

As sensações trazidas pela bebida devem ser agradáveis pelo brilho e cor, aromas florais, frutados, acidez e frescor bem marcantes, proporcionando sabor levemente frutado. O corpo, o teor alcoólico e taninos são de leve a moderado.

Com relação aos espumantes, sua leveza já é acentuada naturalmente, devido a sua gaseificação. Quer seja estimulada pela adição de gás carbônico ou natural, são vinhos que harmonizam com um dos principais pratos de verão, a salada, porém podem ser servidos como aperitivo, com a entrada ou prato principal.

Já os roses tem em sua história uma curiosidade: por algum tempo foram considerados vinhos de segunda categoria. Porém, com o passar dos anos ganharam popularidade principalmente entre os franceses e portugueses.

Mesmo sendo elaborado a partir da uva tinta, sua cor é rosada, resultante da breve passagem de suas cascas ao contato com o mosto (uma cuidadosa elaboração para uma bebida bem-conceituada). Seus melhores exemplares estão na Região de Provence, França, além de ótimos espanhóis e italianos e ainda aqui mesmo no Brasil seja possível adquirir um belo exemplar, feito a partir da uva Malbec com produção na Serra Gaúcha.

É necessário considerar a temperatura dos vinhos de verão que devem estar próximos a 14°C. Quanto mais leve e menor quantidade de tanino presente, mais fresco deve ser servido.

Vale citar que alguns exemplares de tintos são considerados vinhos de verão. Entre eles, destaca-se o Beaujolais e os Pinot Noir que é um tinto de verão por excelência e pode ser servido entre 12° e 14°C.

Os tintos de verão são ideais para acompanhar embutidos, carnes frias, massas, queijos simples e com pouca gordura. O ideal é manter a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes do consumo. A adição de gelo a bebida está totalmente fora de cogitação, por alterar por completo, as suas características.

Vinho e verão é sempre bom e para um melhor conhecimento, confira abaixo uma lista de 10 rótulos de vinhos de verão bem-conceituados:

 

Dicas de vinhos para o Verão

 

Espumantes para o verão:

Cava Cristalino Brut

Mimi en Provence Rose

 

Roses para o verão:

Naranjas Azules

La Tonnelle

Monferrato Tinetta

 

Brancos para o verão:

Tinita Verdejo

Abellio Albariño

Maison La Villete Chardonnay

 

Tintos para o verão:

Maison la Villette Pinot Noir

Leyda Las Brisas Pinot Noir

La Viña de Ayer