Bons vinhos para presentear

Bons vinhos para presentear

Sem dúvidas, uma garrafa de vinho pode ser uma excelente forma de presentear uma pessoa querida, sobretudo alguém que já é amante da bebida. Certo que, são necessárias algumas ressalvas quando for escolher um vinho para presentear um amigo por exemplo, pois independente da escolha do presente, o importante é que o presenteado tenha o mínimo apreço pela bebida.

Como o vinho é uma bebida de incontáveis variações, sempre existirá uma possibilidade de encontrar um belo exemplar que simpatize com os gostos e preferências de uma pessoa específica. Por isso, ao considerar dar uma garrafa de vinho para presente, é bom ter em mente as características de quem irá receber, para facilitar a busca pelo rótulo ideal.

Em cima disso, é importante deixar claro que nem sempre presentear alguém com um rótulo que custe algumas centenas de reais será um sinônimo de acerto, pois o gosto e paladar particular do presenteado precisam ser levados em consideração. Por isso, confira abaixo algumas dicas para auxiliar a escolha mais específica de um bom vinho, com base em alguns parâmetros:

Dicas para escolher um bom vinho para presentear:

- Tenha como prioridade a ocasião do presente (aniversário, natal, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, comemoração de noivado etc.), isto é fundamental e poderá definir, algumas preferências de escolha.

- Defina uma faixa de preço destinada para aquisição do presente. Há quem valorize rótulos nacionais, há quem goste de vinhos exóticos e também aqueles que priorizem o meio ambiente entre outras ideias. Cada opção, estará melhor definida com base em seu orçamento.

- Avalie quando a garrafa de vinho será aberta. Um vinho branco, rose ou tintos jovens, por exemplo, serão opções para consumo imediato. No caso de optar por um vinho de guarda, indica-se para ser saboreado em ocasiões especiais.

 Algumas outras dicas são relacionadas com as características sociais de quem receberá o presente, que são informações de grande valor aliado à sua escolha:

- Para pessoas mais festeiras, indica-se um espumante ou champanhe.

- Para pessoas que gostam da arte da gastronomia, o vinho excelente será aquele que combinar com seus pratos prediletos e que harmonizem com um determinado tipo de culinária.

- Vinhos bons para presentear pessoas mais jovens, no geral, são os vinhos frutados e com pouco envelhecimento que recomenda-se.

- Para os viajantes e turistas de carteirinha, procure um rótulo especial que tenha uma história interessante (definitivamente, não faltam opções qualificadas para suprir a sua escolha nesse sentido).

- A cultura regional é um outro aliado à sua escolha, opte por um vinho que remeta a algo que para seu presenteado é muito importante. Pode ser uma data especial, por exemplo, sendo comemorada com um vinho de uma região específica, cidade, país ou vinícola.

- O vinho para presente poderá ser escolhido com base em sua safra. Principalmente para os casos onde o presenteado tem um conhecimento razoável sobre vinhos, optar por uma seleção por meio da safra, pode ser uma boa opção.

- O vinho pode ser escolhido também por um tema específico, tais como: música, cinema esportes entre outros. Por haver uma quantidade incontáveis de rótulos, sua escolha pode ser muito acertada nesse sentido.

No caso de saber em qual a ocasião o vinho será aberto, é possível fazer uma escolha mais apurada:

- Vinhos brancos, roses e tintos leves, serão perfeitos para serem abertos em dias acalorados e combinam com pratos leves.

- Por fim, não poderia faltar o espumante ou champanhe na lista, pois combinam com qualquer tipo de celebração.

E se a ideia é abrir o vinho no dias em que for presentear, leve na temperatura de serviço.

Esperamos que tenham gostado das dicas “Bons vinhos para presentear”, deixei seu comentário.