Vinho para inverno: Como aproveitar o frio com vinho e pratos quentes

Vinho para inverno: Como aproveitar o frio com vinho e pratos quentes 

Imagine um bom vinho para o inverno acompanhado por um bom queijo ou fondue, na presença de pessoas e momentos especiais. Já pensou que delícia?! 

Pois é, a estação mais fria do ano também é um ótimo momento para apreciar vinhos selecionados que casam perfeitamente com essa deliciosa estação. 

Além das bebidas quentes se darem muito bem com os dias de frio, nesse clima de temperaturas baixas os pratos quentes, como sopas e risotos, também ganham espaço. E nada melhor do que harmonizá-los com bons vinhos. 

Você também concorda? Então confira neste post dicas de vinhos para o inverno e harmonizações que vão aguçar o seu paladar! 

Junto com a chegada do tempo frio, junho também traz consigo um clima mais romântico. E ótimas ocasiões para degustar um bom vinho a dois. É fato comprovado cientificamente que os vinhos são bebidas afrodisíacas.   

Isso se dá em razão das substâncias da composição, que são responsáveis por proporcionar sensações e sentimentos de bem-estar e relaxamento. É exatamente por isso que, normalmente, o vinho é uma bebida associada a casais e momentos mais íntimos. Legal, né? Então dê uma olhada nessa seleção de vinhos com pratos quentes! 

 

Aproveite vinhos potentes e encorpados com pratos quentes 

Sopas, risotos, carnes vermelhas e demais pratos quentes (típicos do inverno) harmonizam perfeitamente com os rótulos mais robustos, ou seja, vinhos mais escuros, encorpados e de sabor potente.   

Essa categoria de vinho para o inverno tem aroma e sabor característicos, sendo que em sua maioria você poderá perceber notas amadeiradas e intensas, particularidades resultantes do processo produtivo em que é necessário um longo período de descanso em barris de carvalho. 

Para escolher esse tipo de rótulo, procure por cartas que tenham frutas negras e que sejam bem escuros, pois a complexidade do sabor durante a degustação tende a provocar uma ótima experiência no seu paladar. 

 

Tintos combinam com o inverno

Nesse momento, os queridinhos do inverno são os vinhos tintos, densos e aveludados, com notas de chocolate e frutadas. Opções como Malbec Argentino ou Portugueses do Dão e Douro são rótulos extremamente concentrados e com aromas florais que casam com a estação.   

Rótulos de vinho do Porto, Madeira, Jerez e vinhos de sobremesa por exemplo, também são boas opções por terem teor alcoólico maior e também apresentam notas frutadas. Por isso, harmonizam com sobremesas à base de chocolate e queijos azuis. 

Já as categorias de vinho para o inverno com rótulos como Barolos, Chiantis e Tintos do Alentejo, são alternativas vibrantes, frescos e com alta acidez, características que combinam com pratos à base de molhos densos e mais untuosos, também muito típicos da estação. 

Uma dica valiosa para conseguir degustar todos os sabores do vinho para o inverno com propriedade, é sempre ter um copo de água ao lado e tomar quando for trocar um rótulo por outro. Essa prática limpa o seu paladar e evita que tenha interferência de outros sabores, inclusive do prato que for escolhido para a harmonização.  

 

Vinhos brancos também são ótimos companheiros nessa estação

 

Apesar de o vinho para o inverno ser, por via de regra, o tinto, os vinhos brancos também vão muito bem se você souber fazer a escolha adequada. Certamente, ouvirá em algum lugar que esse tipo de rótulo é mais fresco, ou seja, indicado para os dias de verão, até por serem servidos em temperaturas mais baixas. 

No entanto, isso pode até ser um equívoco, sendo que para uma experiência positiva, basta escolher a garrafa certa. Além disso, as harmonizações desse tipo de vinho sempre aparecem ao lado de pratos frios e crus, como queijos, e carnes curadas e podem ser facilmente adaptados para o inverno. 

Uma dica é preferir opções que possam ser servidas em temperatura não tão baixas, ou seja, brancos encorpados e intensos.

 

Harmonize com o prato certo 

O vinho para o inverno precisa ser harmonizado com os pratos adequados se você deseja sentir todas as notas da bebida e ter uma degustação encantadora. Afinal, o que comemos influenciará diretamente no sabor do vinho que tomará logo na sequência, e vice e versa.   

Nesse cenário, os pratos ditos como pesados são os mais consumidos nos dias frios, sendo que é exatamente por isso que os vinhos tintos são os mais escolhidos dessa estação, pois conseguem manter o equilíbrio no paladar e ajudam a dissolver a gordura desse tipo de comida.   

Então, se for a um jantar a dois, por exemplo, apostem no fondue de queijo, risotos, sobremesas bem achocolatadas, carnes vermelhas grelhadas, massas e sopas bem encorpadas. Se preferir uma tábua de queijos, escolha aqueles moles ou semimoles com boa acidez, como o Brie, o Canastra e até mesmo o Parmesão.  No entanto, se o jantar for à base de frutos do mar e carnes brancas, opte pelos vinhos brancos mais potentes, roses ou tintos mais jovens.  

 

Aposte em viagens para conhecer os melhores vinhos

Durante o inverno, a procura por pacotes de viagens para regiões serranas, e países do Velho Mundo, por exemplo, aumenta consideravelmente. Afinal, se o melhor vinho não vai até você, vá até ele!   

As vinícolas mais famosas sempre abrem espaços para turistas e visitantes degustarem seus rótulos. Além disso, terá a oportunidade de tomar os melhores vinhos para o inverno de acordo com os especialistas e conhecer as melhores harmonizações feitas por eles. Muito comum em vinícolas como as da França, Itália e Portugal. 

 

Uma dica extra 

O vinho tinto ideal para inverno deve ser servido entre 16 º e 18 º, sendo que essa é uma temperatura considerada como ambiente nessa época. Portanto, não há necessidade de refrigeração. 

Em contrapartida, o vinho branco deve ser servido entre 9º e 11º independentemente da estação em que estiver. Além disso, prefira as taças grandes, pois são mais elegantes e ajudam na degustação de todos os aromas e características da sua ebida.

  

Novidade na Via Vini

 

Você já conferiu as promoções do nosso catálogo especial Amor pelo Vinho? 

Corre lá e veja as oportunidades especiais que separamos para seu inverno ficar ainda mais gostoso!