Em se tratando de vinhos clássicos e tradicionais, aqui estão duas uvas indiscutíveis: a Cabernet Sauvignon e a Merlot, duas das maiores dentro do universo do vinho. Estas uvas produzem vinhos bastante apreciados pelos grandes conhecedores e também pelos degustadores iniciantes e trazem consigo diferenças bem marcantes e singulares.
Não existe melhor forma de conhecê-las, enriquecendo nosso conhecimento, do que na degustação; nosso palato naturalmente fica mais aguçado com base nos detalhes e informações obtidas.
Tanto a Cabernet Sauvignon quanto a Merlot são originárias da região de Bordeaux, sudoeste da França, e fazem parte da família Vitis vinifera (destinadas a produção vínica). O cultivo de ambas as castas é amplamente difundido no mundo, inclusive no Brasil, por se adaptarem aos climas temperados e quentes. Ambas fazem parte e compõe, juntamente com a Cabernet Franc e Petit Verdot, o corte bordalês, marca registrada da região de Bordeaux e berço de ícones como Lafit e Latour.
De acordo com os especialistas da área, chamados de ampelógrafos (ampelo= vinhas + grafos= escrita), as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são consideradas irmãs, por serem descendentes da Cabernet Franc. A seguir, confira algumas características particulares de cada uma e conheça um pouco mais sobre cada vinho.
Uva Cabernet Sauvignon
– Tem característica tânica forte, sensação de língua travada, resultado da grande concentração de taninos.
– Quando jovem, traz notas de frutas negras e vermelhas (cassis, morango e amora), por vezes também lembra especiaria como pimenta.
– Sua cor é o vermelho rubi e quando envelhecida, o vermelho tijolo.
– Nos vinhedos mais quentes, traz traços de azeitonas e amora silvestre.
– Possui acidez elevada, o que estimula as glândulas salivares, proporcionando um equilíbrio perfeito na degustação.
– Excelente harmonização com carnes vermelhas em geral, queijos mais curados, massas e risotos.
– Considerado um vinho encorpado e ideal para consumo no inverno.
– Grande potencial de guarda, graças ao tanino, que ajuda na conservação do vinho.
Vale ressaltar que cada vinho é resultado de seu terroir (segundo o Guia Larousse: “Terroir é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê.”) e assim cada produtor é o responsável por determinar a importância da uva no seu portfólio de vinhos.
Uva Merlot
– Uva potente, com bom corpo, é macia no paladar, menos tânico e tem um bom teor de açúcar residual, dando maciez e textura ao vinho.
– Vinho frutado que lembra frutas vermelhas, como cereja e framboesa.
– Sua cor traz um avermelhado rubi, e quando envelhecido, vai para o roxo.
– A harmonização do vinho Merlot é ideal com carnes vermelhas, queijos em geral, salames, presuntos, massas com molho vermelho, ervas e especiarias.
– Possui padrões específicos de produção que estão ligados diretamente ao momento da colheita da uva:
Padrão internacional: quando é deixada por mais tempo no cacho antes de ser colhida, o que produz características especificas, tais como:
– Aroma mais intenso e perfumado; sabor e aromas de frutas como cerejas e ameixas bem maduras e doces; taninos macios e maduros; menor acidez.
Padrão francês: colhida no momento certo, resultando uma bebida elegante, leve e fresca, o que permite em um aumento em sua longevidade e traz consigo:
– Sabor e aroma de frutas frescas como morango e framboesa; taninos macios e sedosos; acidez um pouco mais acentuada.
Na percepção destas nuances, em vinhos produzidos com ambas as uvas, onde reside a magia de saborear a bebida em sua plenitude.
Gostou deste post? Conte para nós qual seu favorito: Vinho Cabernet Sauvignon ou Merlot?
Gosto muito do vinho merlot , mas, não conheço os vinhos franceses, degusto os argentinos ou chilenos.
Para quem gosta de Merlot, o Quinta de Pancas português supera os Merlot chilenos.
Experimente!
Merlot pois gosto de vinho mais doce e e mais aromatizado
Vom um toque suave
Amo vinhos mas não conheço muito sobre eles. Sempre procurei os cabernet sauvignon. Gostei muito da definição do Merlot.