Borgonha: tudo o que você precisa saber sobre os melhores vinhos borgonhas

O enófilo experiente e até mesmo o amante de vinho que começou a aprender mais sobre a bebida já se deparou com a região de Bourgogne, ou Borgonha, em suas pesquisas. E não é à toa. 

A Borgonha, situada no centro-leste da França, une história, clima e solo únicos para produção de alguns dos melhores vinhos do mundo. 

Quer saber mais sobre os vinhos de Borgonha e quais as melhores opções de um local sagrado da vinicultura? 

A Via Vini, que reúne em seu portfólio de exclusivos excelentes rótulos da Borgonha, preparou esse conteúdo para te apresentar mais sobre essa icônica região produtora, de onde saem não só ótimos vinhos brancos, mas também tintos incríveis, principalmente elaborados com pinot noir.

Para entender o sucesso do vinho francês de Borgonha é preciso olhar para a história francesa. 

A região foi construída pelas mãos de várias civilizações, mas foram os burgúndios, povo de origem germânica e que deu o nome à localidade, que prestaram os serviços mais relevantes para construção do local. 

Eles se consolidaram na região após vencer uma série de batalhas que existiam na Europa no começo da segunda metade do século VI.

Esse contexto histórico de guerras vitoriosas permitiu que a Borgonha se tornasse uma região rica na comparação com suas vizinhas. No século IX, foi fundado o Ducado da Borgonha, que se tornou potência europeia. O poderio financeiro permitiu que o local se estabelecesse economicamente, atraindo estudiosos, religiosos e a alta sociedade da Europa da época. Nos séculos XI e XII, monges e duques identificaram que o solo e o clima da Borgonha eram especiais, capazes de produzir os melhores vinhos europeus. Desde então, estudos e técnicas foram aprimorados para fazer de Borgonha uma das capitais mundiais do vinho. Em 2015, a Unesco classificou os vinhedos de Borgonha como patrimônio mundial da humanidade.

Os segredos dos vinhos Borgonha

Diante de tanta tradição e qualidade, era de se esperar que quase todo território de Borgonha fosse tomado por vinícolas, certo? É aí que você se engana. Os produtores de Borgonha ocupam aproximadamente 28 mil hectares de terra, cerca de 3% de todos os vinhedos da França. Um grupo realmente seleto. A produção dos melhores vinhos franceses de Borgonha tem vários segredos em uma tradição secular.

A região de Borgonha parece ter sido desenhada para fabricação de vinhos de altíssima qualidade. A combinação perfeita entre clima, terreno e luminosidade é única, capaz de gerar uvas com características exclusivas. Os amantes do vinho já se depararam com a palavra Terroir em análise de alguns rótulos. Não há uma tradução livre para o português, mas o Terroir é justamente a junção de clima, solo e luz na produção do vinho. E, na Borgonha, o Terroir é a estrela.

Os estudos de séculos se aprofundaram tanto que produtores sabem os tipos de solo com detalhes, repartiram o local em pequenos lotes, identificando quais têm as melhores incidências de luz, quais conseguem captar os níveis ideais de água. Na região, há o microterroir, que é o detalhe do detalhe da produção dos vinhos de Borgonha.

Quais as uvas de Borgonha

A região de Borgonha é conhecida pela plantação de dois tipos de uvas: Pinot Noir e Chardonnay. A produção vinícola de Borgonha é repartida em cinco pequenas regiões, denominadas Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune, Côte Chalonnaise e Mâconnais. Chablis fica mais ao Norte de Borgonha, separada das demais regiões, que percorrem as cidades de Dijon até Lyon.

Côte de Nuits e Côte de Beaune são conhecidas pelas plantações de Pinot Noir, responsáveis pelos tintos mais premiados do mundo. Côte Chalonnais e Mâconnais, pelas uvas Chardonnay, dos clássicos vinhos brancos da Borgonha.

Borgonha nutre a tradição na produção de vinhos tintos com sabores leves e complexos e grande destaque para os vinhos brancos, considerados exuberantes e finos.

A Via Vini permite uma imersão no mundo dos vinhos de Borgonha, com diversos rótulos de tintos e brancos dos produtores da região.

Qual a diferença entre Bordeaux e Borgonha?

Bordeaux e Borgonha duelam pelo título de principal região produtora de vinhos franceses de excelência. E há diferenças profundas no processo de fabricação das bebidas dos dois locais. A começar pelo clima.

Bordeaux fica no sudoeste da França, na região do Oceano Atlântico, um local mais quente. Borgonha, continental, tem clima mais frio. As características, por si só, já são fundamentais para diferenciar os produtos. Mas as mudanças vão além da temperatura.

Por suas características de solo, Bordeaux consegue ver nascer vários tipos de uva. Até por isso, produtores locais se acostumaram a fabricar vinhos de corte, com diversas uvas. Os vinhos tintos de Bordeaux possuem traços de cabernet sauvignon, carménère, cabernet franc, merlot, malbec e petit verdot. Os vinhos brancos, sauvignon blanc, muscadelle e sémillon.

Em Borgonha, os vinhos tintos são, praticamente, produzidos com pinot noir, sem misturas. Os vinhos brancos de Borgonha, de chardonnay. Enquanto os vinhos tintos franceses de Bordeaux têm característica mais encorpada, com forte presença de tanino, os de Borgonha são mais elegantes, com acidez. No caso dos vinhos brancos, a situação se inverte: a produção de Borgonha é mais encorpada e a de Bordeaux, mais leves e delicados.

Qual a principal uva-tinta da Borgonha?

Borgonha é conhecida por uma produção quase exclusiva de dois tipos de uva.

Para os vinhos tintos, pinot noir. E para os brancos, chardonnay. 

E como você já viu neste texto, as plantações se dividem em cinco regiões de Borgonha: as mais ao norte se dedicam à pinot noir. 

As regiões mais ao sul, dedicam-se à chardonnay. A região de Chablis, mais afastada, também foca sua produção em chardonnay.

A região de Borgonha é uma rara área, do mundo inteiro, onde a pinot noir se sente em casa. Esse tipo de uva é delicada, com nuances próprias, avessa a fortes mudanças climáticas e não se ambienta em qualquer tipo de solo. Mas, em Borgonha, tudo coopera para a casta gerar excelentes vinhos tintos franceses.

Diante de tanta dificuldade no cultivo, mas com resultado magnífico de sabor e textura, os produtores da Borgonha, ao longo de décadas, priorizaram a fabricação dos vinhos tintos com 100% de pinot noir.

Na Via Vini, os melhores vinhos franceses produzidos em Borgonha abrilhantam o portfólio da loja. 

E você pode atestar os motivos que fazem os vinhos tintos de Borgonha os melhores  do planeta.

AOCs Borgonha: oque são, porque elevam a qualidade dos vinhos Borgonhas.

A fama de Borgonha se construiu pela busca incessante da perfeição na produção de vinhos, algo que outras regiões pelo mundo sempre correm atrás. 

Mas como faz para ter um real controle de qualidade dos vinhos? Na França, foram instituídas as AOCs (Appellation d’Origine Controlée). 

Em português a sigla significa Denominação de Origem Controlada.

A qualidade dos vinhos de Borgonha é tão alta que, na região, há aproximadamente 90 AOCs devidamente registradas. 

Na Via Vini você pode encontrar diversos rótulos com títulos de AOCs, reconhecendo a essência de um bom vinho francês de Borgonha.

Em Borgonha, diante de tantas AOCs, uma outra classificação foi adotada, para destacar os melhores entre os melhores vinhos franceses. Quando você optar por um vinho de Borgonha no site da Via Vini, atente-se ao rótulo para saber a classificação de cada bebida.

São quatro graus que aprofundam o detalhamento dos vinhos produzidos na Borgonha: Cru Regional, Cru Village, Premier Cru e Grand Cru. Vamos explicar o que cada um significa.

Regional

São os rótulos mais encontrados na Borgonha, respondendo por 52% de toda produção local. Neste grupo, além de vinhos tintos de pinot noir e brancos de chardonnay, é possível encontrar bebidas com uvas gamay e aligoté. São uvas também encontradas no local, mas, por serem de menor complexidade na comparação com as demais, correspondem a uma pequena parcela das videiras da região.

Village

Como o nome sugere, a denominação faz alusão à vila onde a produção é feita. É uma categoria acima do Cru Regional, com preços maiores, mas que ainda permite o compartilhamento de vinhedos – no Cru Regional, a área de limitação é maior. Os Cru Village são 36% da produção da Borgonha.

Premier Cru

Aqui o atestado de qualidade vem da tradição secular do terreno em produzir grandes uvas. Os Premier Cru são selo de que, naquele lote, brotam uvas especiais, capazes de resultar nos melhores vinhos franceses de Borgonha. Por essa especificidade, os valores são maiores. E os Premier Cru representam somente 10% da área de produção vinícola da Borgonha. O título supera, inclusive, o nome do produtor para garantir a qualidade.

Grand Cru

É o topo da pirâmide dos vinhos franceses da Borgonha. Falamos aqui da elite, de 2% da produção local. Não à toa que os Grand Cru da Borgonha figuram sempre na lista dos vinhos mais caros do mundo.

A Via Vini traz várias opções dos vinhos de Borgonha que levam você a fazer uma imersão em uma das regiões mais respeitadas do mundo dos vinhos.

Em nossa loja online, você encontra os melhores produtores franceses, de várias denominações de AOCs, em catálogo completo e fabricantes exclusivos.

Curioso para conhecer vinhos franceses que, em suas notas, tons e sabores, contam a história da França? 

Os vinhos de Borgonha conduzem o degustador por séculos de busca da perfeição. 

E os melhores preços com qualidade na entrega e variedade de produtores você encontra na Via Vini como nessa seleção exclusiva de Borgonha.

O enófilo experiente e até mesmo o amante de vinho que começou a aprender mais sobre a bebida já se deparou com a região de Bourgogne, ou Borgonha, em suas pesquisas. E não é à toa. 

A Borgonha, situada no centro-leste da França, une história, clima e solo únicos para produção de alguns dos melhores vinhos do mundo. 

Quer saber mais sobre os vinhos de Borgonha e quais as melhores opções de um local sagrado da vinicultura? 

A Via Vini, que reúne em seu portfólio de exclusivos excelentes rótulos da Borgonha, preparou esse conteúdo para te apresentar mais sobre essa icônica região produtora, de onde saem não só ótimos vinhos brancos, mas também tintos incríveis, principalmente elaborados com pinot noir.

Para entender o sucesso do vinho francês de Borgonha é preciso olhar para a história francesa. 

A região foi construída pelas mãos de várias civilizações, mas foram os burgúndios, povo de origem germânica e que deu o nome à localidade, que prestaram os serviços mais relevantes para construção do local. 

Eles se consolidaram na região após vencer uma série de batalhas que existiam na Europa no começo da segunda metade do século VI.

Esse contexto histórico de guerras vitoriosas permitiu que a Borgonha se tornasse uma região rica na comparação com suas vizinhas. No século IX, foi fundado o Ducado da Borgonha, que se tornou potência europeia. O poderio financeiro permitiu que o local se estabelecesse economicamente, atraindo estudiosos, religiosos e a alta sociedade da Europa da época. Nos séculos XI e XII, monges e duques identificaram que o solo e o clima da Borgonha eram especiais, capazes de produzir os melhores vinhos europeus. Desde então, estudos e técnicas foram aprimorados para fazer de Borgonha uma das capitais mundiais do vinho. Em 2015, a Unesco classificou os vinhedos de Borgonha como patrimônio mundial da humanidade.

OS SEGREDOS DOS VINHOS BORGONHA

Diante de tanta tradição e qualidade, era de se esperar que quase todo território de Borgonha fosse tomado por vinícolas, certo? É aí que você se engana. Os produtores de Borgonha ocupam aproximadamente 28 mil hectares de terra, cerca de 3% de todos os vinhedos da França. Um grupo realmente seleto. A produção dos melhores vinhos franceses de Borgonha tem vários segredos em uma tradição secular.

A região de Borgonha parece ter sido desenhada para fabricação de vinhos de altíssima qualidade. A combinação perfeita entre clima, terreno e luminosidade é única, capaz de gerar uvas com características exclusivas. Os amantes do vinho já se depararam com a palavra Terroir em análise de alguns rótulos. Não há uma tradução livre para o português, mas o Terroir é justamente a junção de clima, solo e luz na produção do vinho. E, na Borgonha, o Terroir é a estrela.

Os estudos de séculos se aprofundaram tanto que produtores sabem os tipos de solo com detalhes, repartiram o local em pequenos lotes, identificando quais têm as melhores incidências de luz, quais conseguem captar os níveis ideais de água. Na região, há o microterroir, que é o detalhe do detalhe da produção dos vinhos de Borgonha.

QUAIS AS UVAS DE BORGONHA

A região de Borgonha é conhecida pela plantação de dois tipos de uvas: Pinot Noir e Chardonnay. A produção vinícola de Borgonha é repartida em cinco pequenas regiões, denominadas Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune, Côte Chalonnaise e Mâconnais. Chablis fica mais ao Norte de Borgonha, separada das demais regiões, que percorrem as cidades de Dijon até Lyon.

Côte de Nuits e Côte de Beaune são conhecidas pelas plantações de Pinot Noir, responsáveis pelos tintos mais premiados do mundo. Côte Chalonnais e Mâconnais, pelas uvas Chardonnay, dos clássicos vinhos brancos da Borgonha.

Borgonha nutre a tradição na produção de vinhos tintos com sabores leves e complexos e grande destaque para os vinhos brancos, considerados exuberantes e finos.

A Via Vini permite uma imersão no mundo dos vinhos de Borgonha, com diversos rótulos de tintos e brancos dos produtores da região.  

QUAL DIFERENÇA ENTRE BORDEAUX E BORGONHA?

Bordeaux e Borgonha duelam pelo título de principal região produtora de vinhos franceses de excelência. E há diferenças profundas no processo de fabricação das bebidas dos dois locais. A começar pelo clima.

Bordeaux fica no sudoeste da França, na região do Oceano Atlântico, um local mais quente. Borgonha, continental, tem clima mais frio. As características, por si só, já são fundamentais para diferenciar os produtos. Mas as mudanças vão além da temperatura.

Por suas características de solo, Bordeaux consegue ver nascer vários tipos de uva. Até por isso, produtores locais se acostumaram a fabricar vinhos de corte, com diversas uvas. Os vinhos tintos de Bordeaux possuem traços de cabernet sauvignon, carménère, cabernet franc, merlot, malbec e petit verdot. Os vinhos brancos, sauvignon blanc, muscadelle e sémillon.

Em Borgonha, os vinhos tintos são, praticamente, produzidos com pinot noir, sem misturas. Os vinhos brancos de Borgonha, de chardonnay. Enquanto os vinhos tintos franceses de Bordeaux têm característica mais encorpada, com forte presença de tanino, os de Borgonha são mais elegantes, com acidez. No caso dos vinhos brancos, a situação se inverte: a produção de Borgonha é mais encorpada e a de Bordeaux, mais leves e delicados. 

QUAL A PRINCIPAL UVA TINTA DA BORGONHA?

Borgonha é conhecida por uma produção quase exclusiva de dois tipos de uva.

Para os vinhos tintos, pinot noir. E para os brancos, chardonnay. 

E como você já viu neste texto, as plantações se dividem em cinco regiões de Borgonha: as mais ao norte se dedicam à pinot noir. 

As regiões mais ao sul, dedicam-se à chardonnay. A região de Chablis, mais afastada, também foca sua produção em chardonnay.

A região de Borgonha é uma rara área, do mundo inteiro, onde a pinot noir se sente em casa. Esse tipo de uva é delicada, com nuances próprias, avessa a fortes mudanças climáticas e não se ambienta em qualquer tipo de solo. Mas, em Borgonha, tudo coopera para a casta gerar excelentes vinhos tintos franceses.

Diante de tanta dificuldade no cultivo, mas com resultado magnífico de sabor e textura, os produtores da Borgonha, ao longo de décadas, priorizaram a fabricação dos vinhos tintos com 100% de pinot noir.

Na Via Vini, os melhores vinhos franceses produzidos em Borgonha abrilhantam o portfólio da loja. 

E você pode atestar os motivos que fazem os vinhos tintos de Borgonha os melhores  do planeta.

AOCs BORGONHA: O QUE SÃO, E PORQUE ELEVAM A QUALIDADE DOS VINHOS BORGONHAS

A fama de Borgonha se construiu pela busca incessante da perfeição na produção de vinhos, algo que outras regiões pelo mundo sempre correm atrás. 

Mas como faz para ter um real controle de qualidade dos vinhos? Na França, foram instituídas as AOCs (Appellation d’Origine Controlée). 

Em português a sigla significa Denominação de Origem Controlada.

A qualidade dos vinhos de Borgonha é tão alta que, na região, há aproximadamente 90 AOCs devidamente registradas. 

Na Via Vini você pode encontrar diversos rótulos com títulos de AOCs, reconhecendo a essência de um bom vinho francês de Borgonha.

Em Borgonha, diante de tantas AOCs, uma outra classificação foi adotada, para destacar os melhores entre os melhores vinhos franceses. Quando você optar por um vinho de Borgonha no site da Via Vini, atente-se ao rótulo para saber a classificação de cada bebida.

São quatro graus que aprofundam o detalhamento dos vinhos produzidos na Borgonha: Cru Regional, Cru Village, Premier Cru e Grand Cru. Vamos explicar o que cada um significa.

Cru Regional

São os rótulos mais encontrados na Borgonha, respondendo por 52% de toda produção local. Neste grupo, além de vinhos tintos de pinot noir e brancos de chardonnay, é possível encontrar bebidas com uvas gamay e aligoté. São uvas também encontradas no local, mas, por serem de menor complexidade na comparação com as demais, correspondem a uma pequena parcela das videiras da região.

Cru Village

Como o nome sugere, a denominação faz alusão à vila onde a produção é feita. É uma categoria acima do Cru Regional, com preços maiores, mas que ainda permite o compartilhamento de vinhedos – no Cru Regional, a área de limitação é maior. Os Cru Village são 36% da produção da Borgonha.

Premier Cru

Aqui o atestado de qualidade vem da tradição secular do terreno em produzir grandes uvas. Os Premier Cru são selo de que, naquele lote, brotam uvas especiais, capazes de resultar nos melhores vinhos franceses de Borgonha. Por essa especificidade, os valores são maiores. E os Premier Cru representam somente 10% da área de produção vinícola da Borgonha. O título supera, inclusive, o nome do produtor para garantir a qualidade.

Grand Cru

É o topo da pirâmide dos vinhos franceses da Borgonha. Falamos aqui da elite, de 2% da produção local. Não à toa que os Grand Cru da Borgonha figuram sempre na lista dos vinhos mais caros do mundo.

A Via Vini traz várias opções dos vinhos de Borgonha que levam você a fazer uma imersão em uma das regiões mais respeitadas do mundo dos vinhos.

Em nossa loja online, você encontra os melhores produtores franceses, de várias denominações de AOCs, em catálogo completo e fabricantes exclusivos.

Curioso para conhecer vinhos franceses que, em suas notas, tons e sabores, contam a história da França? 

Os vinhos de Borgonha conduzem o degustador por séculos de busca da perfeição. 

E os melhores preços com qualidade na entrega e variedade de produtores você encontra na Via Vini como nessa seleção exclusiva de Borgonha.

Deixe um comentário