Via Vini e o Pioneirismo em Vinhos Online: Descubra o Melhor Caminho do Vinho até a Sua Taça

O ano era 2004. Em um cenário onde não existia e-commerce de vinhos, quando a Via Vini fez uma aposta ousada. 

Abriu um site de vendas de vinhos importados, tornando-se a pioneira em um segmento que, somente há pouco tempo, cresce ano a ano de forma acelerada.

Se você é amante de bons vinhos importados, certamente a cena a seguir faz parte da sua rotina de compras. 

Você acessa seu computador ou celular, vai ao Google e digita “melhor site para comprar vinhos” no campo de busca. 

Aparece à sua frente uma série de sites com variedade de produtos. 

Após algumas pesquisas, você encontra seu vinho importado preferido e, em poucos cliques, consegue comprar vinho online, sem sair de casa. 

Mas esse comportamento e tecnologia de compra em 2004, por exemplo, era impraticável e impensável para muitos… pois o e-commerce ainda era uma novidade, um mercado a ser desbravado.

Talvez o que você não sabia é que a Via Vini foi decisiva para que o vinho online chegasse no conforto do seu escritório, da sua casa.

Quer saber como? 

O cenário atual é possível graças às ideias desbravadoras de empresários que apostaram as fichas nas vendas online quando poucos enxergavam a transformação da história em curso. 

Se hoje você adquire os melhores vinhos importados no conforto do seu lar, com segurança e comodidade, saiba que a Via Vini tem papel fundamental na construção dessa nova relação entre vendedor e comprador de vinhos.

Em 2004, a internet ainda engatinhava no Brasil e o e-commerce estava no berço. 

Era um terreno de incertezas e inseguranças no qual poucas empresas apostavam suas fichas na estratégia de vendas online, porque os consumidores também não tinham esse comportamento.

Ainda mais no segmento de venda de vinhos importados. Era preciso uma empresa que pudesse, literalmente, desbravar um ambiente que ninguém tinha ousado atravessar. A Via Vini topou esse desafio.

A história do crescimento do comércio online de vinhos no Brasil está intimamente ligada ao pioneirismo da Via Vini. 

O mercado de vendas pela internet 18 anos atrás era restrito a anúncios em portais de notícias que existiam ou em pequenos sites de vendas. 

Era preciso mostrar que o amante de vinho importado tinha um canal próprio, exclusivo, que fornecia segurança e comodidade para suas compras.

Mas outro desafio estava posto para o desbravamento da Via Vini em ambiente digital. Se hoje a população brasileira tem consumido mais vinho, essa não era a realidade quando a Via Vini decidiu apostar na loja de vinho online. 

O comum era o amante de vinho procurar lojas físicas, que também não eram em grande número.  

Ou seja, investir na plataforma digital para vender vinhos importados online em um período no qual o Brasil ainda tinha desconfianças no comércio online e pouco consumia a bebida era remar contra a maré. 

Aos poucos o cenário foi se transformando. A internet se popularizou, mais empresas entenderam a importância de abrir suas vendas em canais digitais, muitos sites foram criados com vendas online e o brasileiro passou a confiar nas negociações feitas pela internet.

Ao mesmo tempo em que o mundo ficava digitalizado, os brasileiros começaram a consumir mais vinho. O paladar aguçado provocou aumento da exigência da qualidade dos produtos comercializados. 

Os vinhos importados ganharam terreno, com mais adeptos e consumidores fiéis. 

O ambiente nebuloso de quando a Via Vini, de maneira inovadora, criou seu próprio site de vendas de vinhos importados estava passando por metaformose.  

E o que temos 18 anos depois que a Via Vini, de forma inovadora e corajosa, encarou o desafio de permitir comprar vinhos online? 

Vamos traduzir em números que a aposta da Via Vini em 2004 foi corajosa, inovadora e disruptiva, ajudando a mudar por completo a forma como o amante do vinho importado chega a sua bebida preferida.

Cresce compras no ecommerce: cresce procura por loja de vinhos online 

Para mostrar que investir em uma loja de venda de vinhos online foi uma decisão acertada em um período que poucas empresas acreditavam, vamos aos dados de evolução do e-commerce e ao crescimento do consumo de vinhos no Brasil, inclusive os vinhos importados.

No começo dos anos 2000, com a internet ainda restrita a poucos lares brasileiros e sem a popularização do acesso digital pelo celular, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil beirava a casa dos R$ 550 milhões. 

Era o período dos primeiros sites de vendas, como a Ponto Frio e o Submarino, sem a tradição, por parte do brasileiro, de fazer suas compras pela internet.

Ano a ano, porém, esse mercado foi se consolidando. 

Em 2003, por exemplo, a movimentação de receita em transações online atingiu R$ 2,5 bilhões. 

Em 2007, foram R$ 6,3 bilhões. Em 2012, R$ 22,5 bilhões. Em 2015, R$ 41,3 bilhões. Em 2019, antes da pandemia, R$ 61,9 bilhões. 

Em 2021, com o confinamento provocado pela crise sanitária, esse número disparou: R$ 161 bilhões em comercializações online foram registradas no Brasil.  

Um aumento de quase 300 vezes no volume de negociações pela internet em duas décadas.

Esse crescimento no e-commerce foi acompanhado também pelo interesse do brasileiro pelo vinho. No mesmo período, a bebida ganhou adeptos, que passaram a ser mais exigentes com relação à qualidade. 

A consultoria Wine Intelligence fez um estudo sobre o aumento do consumo de vinho no Brasil. Em 2010, 22 milhões de pessoas diziam beber vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020, dez anos depois, 39 milhões de brasileiros afirmavam apreciar a bebida mensalmente. 

O aumento de 77% contrasta com o cenário visto ao redor do mundo, onde houve diminuição do número de consumidores de vinho.

A junção dos dados não poderia dar em outro resultado: a venda online de vinhos cresceu nas últimas duas décadas, a ponto de o Brasil ser, atualmente, o terceiro maior vendedor da bebida em ambiente digital do mundo. 

São mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, sendo que 1,7 milhão faz compras regulares pela internet. 

E o que facilitou esse crescimento de vendas online?

O avanço da tecnologia explica muito os motivos pelos quais o brasileiro se sentiu, ano após ano, mais confortável em fazer suas compras online. 

Os primeiros sites de vendas pela internet tinham design e estruturas iniciais, com pouca usabilidade e excelente experiência de compra, como você pode constatar na loja online da Via Vini. 

As plataformas não facilitavam o processo de compra, nem todas as instituições bancárias autorizavam a comercialização digital e a segurança para esse tipo de transação em ambiente virtual estava longe de ser a ideal. 

Com o passar dos anos, muito se investiu para fazer da internet um local propício para comércios de produtos. 

Os sites ficaram mais atrativos para as vendas, foi facilitada a forma de pagamento e a segurança tem sido reforçada constantemente. 

Junto a isso, as empresas colocaram o setor digital como pilar importante dos negócios. Assim, entregas de qualidade e dentro dos prazos estipulados se tornaram itens indispensáveis na negociação. 

Até porque uma falha nesse processo significa perder o cliente – a concorrência também aumentou bastante no ambiente digital.

Cresce o número de amantes de vinho: sobe a exigência pela qualidade do serviço online

É regra de mercado. Quando determinado segmento apresenta números expressivos e lucratividade, várias empresas decidem apostar as fichas nesse setor. 

E como fazer para que sua empresa, que há anos batalha naquele grupo, não seja engolida pela enxurrada de concorrentes? 

A resposta é excelência.

Agora, convido o leitor para um teste de confiabilidade…

Busque no Google por  “Via Vini Reclame Aqui”…

E verá que mesmo após 18 anos online, a empresa mantém a mesma credibilidade e reputação de quando desbravou o mercado, porque valoriza muito e investe na melhor experiência de compra aos seus clientes.

A trajetória de grandes empresas passa pela construção de marca baseada na excelência do produto que fornecem. Isso faz com que o serviço seja perene e à prova de modismos. Isso acontece também no mundo do comércio de vinhos. Com o aumento de pessoas que passaram a consumir o produto, cresceu o volume de sites que vendem a bebida.

Quando a Via Vini decidiu se estabelecer no ecommerce de vinhos, tinha ciência da aposta que estava fazendo e que o mercado, cedo ou tarde, iria se estabelecer, crescer e ganhar relevância. 

Aqui também entrou a visão pioneira da Via Vini ao trabalhar com vinhos importados de excelência, em especial de países do Velho Mundo, como Itália, França, Portugal, Espanha, além de clássicos do Novo Mundo, como Estados Unidos (Califórnia), África do Sul, Chile e Argentina. 

As vinícolas e produtores do portfólio exclusivo foram escolhidos com critérios rigorosos, sempre em busca de oferecer ao amante do vinho importado produtos de extrema qualidade e exclusividade. 

Não é à toa que em nosso site você pode se deparar com essa frase: “O Melhor Caminho para Encontrar Seu Vinho”.

Isso significa que nossa equipe especializada vai buscar na fonte (todos os anos) no Velho Mundo, especialmente, os melhores do portfólio de produtores renomados com vinhos bem pontuados e premiados. 

Excelentes safras.

Para trazer a melhor experiência em termos de preço e qualidade em nossa loja online de vinhos.

<<Navegue aqui em nossa seção premium de vinhos importados>>

E nos diga se já viu vinhos icônicos como esses: pontuados e premiados com excelente relação preço e qualidade:

Só para citar alguns…

Melhor logística: receba com tranquilidade no conforto da sua casa

Outra frente fortemente trabalhada pela Via Vini foi a logística do ecommerce, com empresa própria para entregas São Paulo (Capital) e transportadoras para demais regiões do Brasil. 

O objetivo sempre foi trabalhar para que o vinho importado adquirido pelo cliente chegasse em sua casa em condições perfeitas para uma experiência inesquecível de degustação. 

Essa máxima foi implementada no início das operações digitais, em 2004, e segue até hoje. 

Vinhos importados do Velho Mundo: um dos pilares da Via Vini

O bom apreciador de vinho sabe que degustar a bebida é mais do que levar a taça à boca. Há toda uma experiência multissensorial envolvida, que não pode ser afetada com produtos de baixa qualidade. 

O processo de fabricação de um bom vinho importado é praticamente um mantra, com passos específicos seguidos rigorosamente pelos fabricantes. Toda dedicação e delicadeza no processo fazem com que beber um vinho de qualidade seja praticamente um evento.

Todo esse contexto sempre foi levado muito a sério pela Via Vini, que entende seu papel na melhor experiência do amante do vinho. 

Cuidado que segue desde a aquisição dos rótulos diretamente nos seus países produtores.

Depois de passarem pelo rigoroso processo de importação, os vinhos são armazenados em perfeitas condições, em ambiente climatizado, assegurando respeito e cuidado durante todo processo de logística. Os rótulos são comercializados, a preços muito honestos, para diversos estados do Brasil.

A Via Vini também conta com uma equipe de sommeliers com experiência adquirida nas maiores importadoras de vinhos do país, prontos para auxiliar e ajudar os clientes nas mais diversas opções de escolhas do portfólio.

E afinal, como checar a qualidade do vinho que recebo online?

Diante de tantas opções de vinhos e de sites que vendem a bebida, como encontrar o produto ideal para a ocasião que preciso? 

É um tipo de pergunta que sempre escutamos aqui na Via Vini. 

E, mais do que simplesmente responder, a gente se esforça muito para que o consumidor tenha à sua disposição somente uma lista de excelência de vinhos importados. 

Como mencionamos, é um trabalho que passa pela escolha do portfólio de produtores renomados, de provas dos vinhos, de descoberta de pequenos produtores de qualidade, da busca pelo preço justo e honesto, de firmar parcerias para a importação adequada, do melhor armazenamento e distribuição dos vinhos.

A Via Vini acompanha todos os protocolos e regras que precisam ser cumpridos – entre eles a checagem de rótulos e contra rótulos seguindo as normas da legislação brasileira. O rótulo frontal precisa indicar a marca do produto, o teor alcoólico, além da capacidade volumétrica.

Uma exigência avaliada de perto pela Via Vini é o COCA (Certificado de Origem e Análise), que certifica a origem do produto com a chancela de um órgão oficial do país produtor e que também confirma os dados de análise desse produto. O fornecedor precisa ser credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura). 

Para certificar que o vinho mantém as mesmas qualidades e propriedades de sua origem, é feita uma contraprova quando o produto chega ao Brasil.  Para isso, uma amostragem do vinho é encaminhada ao MAPA para comparação. Após esses procedimentos legais, o MAPA emite um Certificado de Inspeção de Importação, liberando o vinho para comercialização.

Como dissemos, todo esse processo é feito cuidadosamente pela Via Vini, para que somente vinhos importados de excelente qualidade do Velho Mundo constem no site para venda.

Descobertas dos vinhos do Velho Mundo

Há um consenso entre os amantes de vinhos: o Velho Mundo é pródigo na fabricação de vinhos de excelência. E isso vem de séculos de experiência, de aperfeiçoamento de técnicas e no plantio das melhores uvas.

Quer entender um pouco mais os benefícios de cada país em destaque nessa clássica região produtora?

Então venha com a gente!

Vinos de Portugal

Portugal está entre os seletos países do Velho Mundo mais importantes produtores de uvas e vinhos. Evidentemente que o carro-chefe do país é o Vinho do Porto, mas é também fato que a nação lusitana tem em seu catálogo uma lista diversificada para diferentes perfis de consumidores.

O país irmão do Brasil adaptou a produção de vinhos ao paladar mundial e atualmente produz grande diversidade de rótulos: brancos leves, mais encorpados, tintos leves, elegantes, robustos, potentes, rosés variados, espumantes, fortificados.

Os destaques entre as regiões produtoras de vinho em Portugal estão: Alentejo, Douro, Dão, Setúbal, Minho, Bairrada, Valpaços, Madeira, Carcavelos e Algarve.

Vinhos da Espanha

A Espanha é considerada o terceiro maior produtor de vinhos do mundo e o primeiro na área de cultivo de vinhas, desempenho que carrega muito da tradição de seus rótulos. Para se ter uma ideia, a relação com a bebida em território espanhol é registrada desde a época em que os romanos dominaram a Península Ibérica.

A popularidade dos vinhos espanhóis está mais ligada às uvas tintas genuinamente espanholas, como Tempranillo, Garnacha, Monastrell, Cariñena, Graciano, Mencía e Mazuelo. Porém, as cepas brancas (Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura) são predominantes na maior parte dos vinhedos plantados.

A casta de uva que mais representa o país é Tempranillo (cultivada no centro e norte da Espanha). Os destaques também vão para os espumantes Cava, fortificados de Jerez e os tintos de Rioja.

Apesar de toda tradição local, rótulos com uvas típicas de territórios internacionais, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e Chardonnay, também são produzidos no país. 

Vinhos da França

Tradição. Se tem uma palavra que pode relacionar a França ao vinho é essa. O país é um dos maiores consumidores mundiais de vinho e também é reconhecido internacionalmente pelas potências vinícolas — sendo que durante muito tempo serviu de inspiração para produtores no mundo todo.

A fabricação do vinho francês remonta ao início da construção da sociedade como conhecemos, é recheada de lendas, mas também de regras, que fazem com que o vinho do país esteja entre os mais respeitados do planeta.

Na França há rigorosa legislação, o que torna o vinho francês sinônimo de capricho. Em ordem crescente de qualidade estão: Vins de Table (Vinhos de mesa), Vins de Pays (Vinhos Regionais), Appellation d’Origine Vins Délimités de Qualité Supérieure (AOVDQS) e a categoria dos melhores vinhos franceses, Vins de Appellation de Origine Contrôlée (AOC). Especialistas asseguram que, em nenhum outro país do mundo os vinhos são elaborados com tanta excelência, produzindo exemplares de estilo único cobiçados mundialmente.

Quando falamos da produção, o clima diversificado garante o estilo único de cada vinho. O país conta com mais de 15 grandes regiões produtoras, com terroir distintos. Entre elas encontram-se algumas das vinícolas mais conhecidas no mundo dos vinhos: Champagne, Bordeaux, Borgonha, Vale do Rhône e Vale do Loire.

Vinhos da Itália

Assim como a França, a Itália tem uma lista longa e antiga de bons serviços prestados ao vinho. O país é mundialmente conhecido pela produção de vinhos elegantes e clássicos. Não à toa, se notabilizou pela produção de alguns dos considerados melhores vinhos do mundo – e isso se traduz no fato de a Itália ser uma das maiores exportadoras da bebida e, ao mesmo tempo, ter um consumo interno que, incrivelmente, supera o volume de vendas para fora do país. 

Outra semelhança com a França é a existência de série de legislações rigorosas da fabricação do vinho, o que faz com que qualquer vinho italiano tenha qualidade acentuada.

Os vinhos da Itália também apresentam grande variedade. A uva mais plantada no país é a Sangiovese, uva símbolo da região da Toscana. Entre as tintas destaque para Montepulciano, Merlot e Cabernet Sauvignon (nos Supertoscanos), Barbera (a uva do Piemonte), Nero D’avola, Primitivo, Nebbiolo, Aglianico, Malvasia, entre tantas outras. Entre as brancas, Trebbiano, Catarratto, Chardonnay, Glera (ou Prosecco), Pinot Grigio, Pinot Blanc e Falanghina.

As videiras são cultivadas praticamente em todas regiões da península italiana, desde os Alpes no Norte até as ilhas próximas à África. Entre as regiões produtoras de vinho mais famosas podemos citar: Toscana, Piemonte, Veneto e Sicília e Puglia.

Quer um bom vinho importado com preço honesto? 

O resultado do pioneirismo do ecommerce da Via Vini, aliado à excelência de escolha do portfólio e atendimento você pode conferir agora na melhor “carta de venda online” de vinhos do Velho Mundo e Novo Mundo.

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Um brinde aos melhores momentos inspiradores dessa história!

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