Aprenda 4 receitas práticas de drinks e coquetéis com vinho

Se você é um apaixonado por vinhos e também gosta de experimentar novos sabores e experiências com a bebida, certamente vai amar os variados tipos de drinks com vinhos. Afinal, é uma ótima oportunidade para reunir a família e amigos para uma ocasião especial.

Pensando nisso, separamos algumas receitas de drinks e coquetéis com vinho branco, tintos, secos, para agradar todos os gostos e paladares! Ah, claro, não poderiam faltar as dicas de aperitivos com queijos para acompanhar os drinks e coquetéis com vinhos.

E para você se aventurar na cozinha, ou melhor, no bar, separamos 4 receitas respeitáveis de drinks e coquetéis com variados tipos de vinhos. Vamos nessa?!

1. Champagne Sunrise

Tradicionalmente o espumante é considerada uma excelente bebida como base para drinks, especialmente por oferecer sabores refrescantes e leves em função do seu teor alcoólico.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de suco de laranja
  • 2 colheres de sopa de licor de groselha
  • Champagne (Cremant de Bourgogne Brut Andre’ Delorme)

Coloque os ingredientes em uma taça e complete com champagne.

2. Coquetel Clericot com vinho branco

Originário da França, o clericot é um drink com vinho branco que faz muito sucesso na Argentina e no Uruguai. Há relatos de que essa bebida também foi muito consumida na Índia, como forma de amenizar o calor escaldante da região de Punjab que era sentido pelos ingleses que trabalham nessa cidade. 

Em suas primeiras receitas, era utilizado o vinho tinto, mas com o passar dos anos foi modificada para o espumante ou o vinho branco, que deve ser seco. Por ser da mesma família dos ponches, o ideal é que seja servida bem colorida e em grandes jarras. Isso faz do clericot ideal para festas e confraternizações informais. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 1 garrafa de vinho branco;
  • Uva a gosto;
  • 1 maçã picada com casca;
  • 1\2 laranja em rodelas;
  • 2 rodelas de abacaxi;
  • 1 kiwi;
  • 2 ameixas frescas;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 xícara de chá de soda ou refrigerante de limão.

Para começar o preparo desse tradicional coquetel de vinho branco, lave todas as frutas, tire as sementes e caroços e corte-as conforme indicado na receita. Depois, coloque todas em uma jarra ou poncheira, despeje o vinho, a soda ou refrigerante de limão, e acrescente o açúcar. Mexa muito bem e coloque pedras de gelo. 

Apesar das frutas indicadas na receita, você pode adaptar ao seu gosto ou sazonalidade, mas o ideal é que a bebida seja bem colorida e servida gelada. 

Para variar a sua receita, experimente trocar o vinho branco, pelo vinho rosé e misturá-lo com rum e com as frutas acima, porém caramelizadas. Você verá como os mesmos ingredientes podem originar diferentes drinks e coquetéis. 

Para mais uma opção de drink com vinho branco, experimente o Kir, que é uma mistura de 4 partes do vinho com 3\4 de partes de licor de cassis.

3. Drink com vinho do Porto

Ao contrário do que muitos pensam, os variados vinhos do Porto não combinam somente com queijos. Um tipo que não é muito comum aqui no Brasil, mas que é uma explosão no paladar é o vinho do Porto Tawny, que é branco. Para o preparo você precisará:

  •  3\4 de dose de vinho do Porto Tawny;
  •  3\4 de dose de licor de anis;
  • 1 dose de tequila ouro;
  • cereja para decoração.

Coloque todos os ingredientes, menos a cereja, em uma coqueteleira e acrescente gelo até completar. Agite bastante e sirva em taças adequadas para drinks.

4. Coquetel com vinho tinto

Ainda para os amantes de um bom vinho tinto do Porto, aqui vai uma ótima opção: o coquetel Port Sangaree. Essa é uma tradicional bebida de Portugal e degustada desde a antiguidade, pois era uma maneira de adoçar os vinhos tintos secos. Veja como fazer.

Ingredientes:

  • 150 ml de vinho tinto seco;
  • 1 colher de calda de açúcar;
  • noz-moscada a gosto.

O preparo é bem simples, pois basta misturar todos os ingredientes em uma coqueteleira, acrescentar cubos de gelo e servir em uma taça de vinho. Para finalizar, decore com noz-moscada a gosto.

Petiscos para acompanhar drinks com vinhos

Como sabemos, vinhos combinam muito bem com queijos, e esse casamento não poderia ser diferente com os drinks feitos com vinhos, não é mesmo? Por isso, a nossa primeira dica é que faça uma variada tábua com diferentes tipos de queijos, principalmente os curados. Esse tipo de queijo (considerado o mais maduro) é macio, e ao mesmo tempo mais seco pois. Isso porque perdeu mais água durante o processo de cura. Tem sabor intenso, o que favorece a degustação com diferentes drinks de vinho. 

Assim como com vinhos, a harmonização com drinks precisa manter o equilíbrio no paladar entre bebida e aperitivo. Por exemplo, os drinks com vinho branco ou coquetéis de vinho tinto casam bem com queijos do tipo Gouda. 

Outra sacada legal é apostar em pizza caseira. Para essa opção, prefira recheios de quatro queijos e tomate seco, por exemplo, para que não cause uma briga no seu paladar. Outra dica é cortar em pequenos pedaços antes de servir, de modo que passe a ideia de aperitivo. 

Os drinks com vinhos são uma excelente oportunidade para degustar variados rótulos, mas de uma maneira diferente e que causa uma explosão de sabores e aromas. Então, aproveite as receitas que indicamos e prepare bons aperitivos e convide seus amigos! 

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem ótimas opções de drinks e coquetéis com vinhos!

Deixe um comentário