Conhecer mais sobre uvas é bem interessante, não é mesmo?
É uma oportunidade de explorar ainda mais vinhos que você gosta e descobrir novas garrafas que se adequam ao seu gosto.
Hoje, vamos falar mais sobre a uva Malbec, que produz excelentes vinhos, principalmente nas terras dos nossos vizinhos argentinos!
Vamos conhecer mais sobre a famosa uva Malbec? Acompanhe.
De onde veio a uva Malbec?
A uva Malbec é original de Bordeaux, na França, mas também é a principal casta da cidade de Cahors, que se situa às margens do Rio Lot e é muito conhecida como uma região comercializadora de vinhos.
Porém, a Malbec encontrou condições excelentes de crescimento na Argentina e hoje é responsável pelos principais vinhos do país. Curiosamente o país, é responsável por 59% da produção de vinhos da uva Malbec de todo o mundo e figura entre as preferidas dos enófilos, juntamente com a Cabernet Sauvignon.
Características dos vinhos com uva Malbec
Os Malbecs argentinos figuram entre os melhores do mundo e possuem bastante personalidade, com textura aveludada, frutados, macios, e com um bom corpo. Tem cor escura e intensa, com aromas de ameixa, e frutos vermelhos em geral, como framboesa e amora.
Idealmente, deve ser consumido logo que produzido, mas também podem ser envelhecidos. Se bem produzido, ao ser envelhecido apresentará grande harmonia, bom corpo e longo fim de boca.
Harmonizando vinhos Malbec
Como ocorre com os bons tintos, carnes vermelhas casam muito bem com vinhos Malbec, massas ao molho branco e queijos fortes também. Também é um excelente acompanhamento para uma boa macarronada acompanhada por um molho à bolonhesa.
A uva Malbec produz vinhos argentinos reconhecidos em todo o mundo. Mesmo tendo origem na França, é pelos vinhos da Argentina que enófilos e colecionadores se apaixonam. Possuem características fortes e harmonizam como bons vinhos tintos.
Qual o seu vinho preferido da uva Malbec? Conte para a gente nos comentários!