Vinhos para Primavera: Os melhores aromas e sabores da meia-estação

Saber selecionar, saborear e combinar o vinho perfeito para cada momento é considerado uma arte. Ou quem sabe uma ciência, concorda?

As estações do ano também influenciam muito no paladar e promovem diversas ocasiões para a degustação de vinhos.

Com a despedida do inverno e as temperaturas aumentando gradativamente, escolher vinhos para primavera não é tão difícil quanto se imagina. Pensar nas sensações que a estação das flores proporciona aparentemente é o melhor caminho. Carregada de frescor, leveza e alegria, a primavera inspira vinhos com essa mesma essência.

Continue lendo e confira mais sobre as escolhas perfeitas de vinhos para a primavera!

Afinal, quais são os melhores vinhos para Primavera?

A estação mais florida do ano é conhecida pelas cores e aromas específicos, e para aproveitar esse clima os sabores também devem estar em consonância.

Há alguns vinhos para primavera que são os mais indicados por sommeliers para aproveitar apropriadamente a estação. Isso se relaciona diretamente com a temperatura em que o vinho é servido, além de fatores já conhecidos como a relação entre os processos aos quais são submetidas as uvas e o resultado refletido em maior ou menor acidez.

Dentre as categorias mais indicadas e consumidas de vinhos na primavera estão:

Vinhos rosés

Campeão de audiência no quesito vinhos para primavera, os rosés são elaborados a partir de uvas tintas como a Carignan, Grenache, Merlot, Mourvèdre, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon entre outras, garantindo frescor, acidez na medida certa e teor alcoólico reduzido.

Isso acontece pelo curto período em que o vinho passa em contato com a casca das uvas. A recomendação para os rosés é que se escolha vinhos de safras mais recentes.

Considerados perfeitos para a estação, existem tipos de vinhos rosés mais secos, outros com teor de açúcar mais baixo, alguns mais encorpados, dentre outros. Com taninos mais macios, sua leveza e corpo são perfeitos para equilibrar com as temperaturas da primavera e diversos pratos.

Espumantes

Leveza também é uma grande característica dos espumantes, o que os qualifica com louvor para esta lista. Cada espumante, de acordo com as uvas utilizadas e o processo de produção, terá determinadas características. As uvas Chardonnay e Pinot Noir são algumas utilizadas na produção de blends para espumantes perfeitos para a primavera.

A Chardonnay é uma uva branca, considerada como uma das mais populares do mundo, possui versatilidade suficiente para produção de espumantes ou vinhos brancos secos. Grande parte de suas particularidades são definidas ainda no solo, de acordo com a temperatura do local onde é cultivada.

Com baixa concentração de álcool, boa acidez e sabor levemente adocicado, os espumantes são excelentes para consumo não apenas em grandes momentos festivos, mas em qualquer contexto mais descontraído da primavera, em que o paladar peça esse tipo de suavidade.

Vinhos brancos

Produzidos a partir de uvas brancas como a Sauvignon Blanc e a Chardonnay, os vinhos brancos ideais para a primavera são aqueles que passaram menos tempo em madeiras. Isso refletirá em uma maior acidez e frescor desejados, perfeitos para os dias ensolarados da primavera.

A Sauvignon Blanc, considerada uma das uvas mais admiradas do mundo, garante acidez intensa e frescor, combinação perfeita para os dias quentes e os bons pratos da estação.

Esse tipo de casta possui maior acidez se comparada com a Chardonnay, que recebe as maiores recomendações de escolha para vinhos varietais jovens e que não foram passados em madeira. A justificativa é que a madeira reduz a acidez e deixa o vinho “plano” (carente de acidez).

E os tintos também combinam com a meia-estação?

Para agradar a gregos e troianos a primavera também combina com os tintos leves!

Basta ter sabedoria na escolha. Produzidos com as uvas tintas como Pinot Noir, Merlot e Carménère, os tintos leves possuem taninos mais agradáveis ao paladar. Somando isso ao baixo teor alcoólico e acidez equilibrada (sem passagem por madeira), esse tipo de vinho não deixa a desejar em um belo dia de primavera e devem ser servidos refrescados, entre 14ºC e 16ºC.

Com origem nas variedades mais consumidas de vinho, os tintos leves também são ótimos para as ocasiões da primavera para quem quer variar e busca alternativa aos rosés, brancos e espumantes. Os vinhos tintos leves são conhecidos também pela considerável flexibilidade de combinações que podem ser feitas com diversos pratos.

Quer saber como harmonizar vinhos na Primavera?

Rosés: Os vinhos rosés devem ser consumidos em temperaturas mais baixas assim como os brancos, o que os torna ideais para consumo junto de pratos mais frios como, queijos, verduras e legumes, charcutaria, peixes e frutos do mar, além de carnes mais leves ou grelhadas.

Espumantes: Os coringas da harmonização vão bem com praticamente qualquer prato que você escolher. Considerados “vinhos gastronômicos” os espumantes carregam elementos importantes para receber esse título. Destacam-se pela acidez que dá estrutura e suaviza o paladar, o que realça o sabor dos mais diversos alimentos.

Brancos:  Há os tipos mais frutados, alguns mais encorpados, mas no geral esse tipo vai bem com refeições à base de pratos leves como frutos do mar, peixes, saladas e queijos. Sua acidez aceita bem pratos com mais azeite (bacalhau, por exemplo) e manteiga.

Tintos leves: A harmonização ideal fica por conta de pratos mais leves ou que acompanham molhos leves. Vão bem também com queijos não curados, pizza com cogumelos, peixes e carnes brancas, ou carnes vermelhas grelhadas.

Entre o frio do inverno e o super calor do verão, a primavera traz consigo um clima com boa amplitude entre o dia a noite, que pode (e deve) se estender para o seu consumo de vinhos.

Na Via Vini você encontra a seleção perfeita de vinhos para primavera separados em diversas categorias para facilitar sua escolha, confira!

Deixe um comentário