FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$500,00 para Sul e Sudeste | 5% DE DESCONTO no Boleto à Vista | Até 3X SEM JUROS no Cartão (Parcela mínima R$ 150,00)
Vinhos Quinta do Silval - Vinhos Portugueses| Via Vini

MELHORES VINHOS PARA COMPRAR ONLINE

VINHOS RICASOLI

A essência de Chianti 


A linha de Chiantis Ricasoli está de volta. São vinhos de ótima complexidade e elegância, produzidos pelo grande ícone mundial, Barone Ricasoli.


Ricasoli é o grande nome da região de Chianti. De lá saem os melhores e mais bem pontuados DOCG Classicos. É de Barone Bettino Ricasoli a fórmula do Chianti como a conhecemos hoje. Além de muita história e tradição, os vinhos carregam a expressão máxima do terroir e são extremamente elegantes.



Barone Ricasoli: criador de Chianti



Atualmente encravada entre colinas suaves, vales aveludados, densos carvalhais e castanheiros, os 1.200 hectares de propriedade incluem cerca de 240 vinhedos e 26 cultivados com oliveiras.


Uma profusão de beleza natural em torno do lendário Castelo de Brolio, no município de Gaiole, parte mais central da Toscana.


Em 1990 Francesco Ricasoli assumiu a gestão da vinha e estabeleceu novos conceitos com estudo contínuo dos solos e seleção clonal de Sangiovese di Brolio. Tudo para renovar totalmente as vinhas e definir seu mapeamento completo para enaltecer a arte de vinificar.

Prova disso é que os novos rótulos são oriundos de muitas pesquisas realizadas com o mesmo rigor científico do grande ancestral, acrescentando espírito contemporâneo.




Toscana (Itália)

Terroir

 “A Toscana será sempre uma área importante de produção. Hoje a qualidade média é boa, mas teremos que fazer ainda melhor. Primeiro, o mercado quer qualidade e inovação. Depois tradição. Precisamos ser capazes de garantir a mesma qualidade e consistência da produção ano após ano. Neste jogo, é o nome Barone Ricasoli que conta”, observa Francesco Ricasoli, em entrevista à Decanter.

O vinho italiano Chianti é um termo usado para denominar os vinhos produzidos na região que leva seu nome, dentro da exuberante Toscana, conhecida mundialmente por ser berço dos icônicos Brunello di Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano e, o próprio Chianti.


A região geográfica de Chianti é formada por montanhas com extensão de aproximadamente 20 km (norte-sul-sudeste). Os vinhedos da propriedade Ricasoli ficam entre 220 a 500 metros acima do nível do mar.


Os solos variam de calcário, depósitos marinhos e terraço fluvial. Em Ricasoli todas as vinhas foram replantadas desde 1994. Isso significa mais maturidade, especialmente contemplada nos vinhos Gran Selezione – o Castello di Brolio, ícone da vinícola, provém da seleção máxima de uvas Sangiovese e Colorino dos vinhedos da propriedade, enquanto os outros três rótulos Ricasoli de Gran Selezione são frutos dos “cru” (vinhedo único), a partir da safra de 2015 (os exemplares 2016 foram lançados recentemente).


Uvas

Para ser um Chianti Classico o vinho precisa ter, no mínimo, 80% de Sangiovese (pode ser até 100% dessa casta), e 20% de outras uvas autorizadas.


Sangiovese


Também conhecida como: Nerino (Itália), Niellucciu (França), Nieluccio (França), Prugnolo (Itália), Prugnolo Gentile (Itália), Sangiovese Grosso (Toscana - Itália)

Trata-se de uma das grandes uvas para vinho tinto do mundo, e variedade resistente da Toscana (Itália). Chianti, Brunello di Montalcino e muitos outros vinhos toscanos excelentes retiram boa parte de seu caráter (ou todo ele) da Sangiovese.

Os vinhos Sangiovese costumam ter aromas marcantes, terroso ou com notas de violeta e uma extrutura austera apetitosa que reforçam sua personalidade e elegância.

 Colorino


Também conhecida como: Abrostino, Abrusco, Colorino di Valdarno e Raverusto.

Normalmente é utilizada como corante. Se misturada, mesmo em pequenas proporções, essa uva dá cor escura ao vinho.

Dela são produzidos vinhos escuros e ricos em tanino. 

A quantidade de vinhedos é restrita, mas muitos vinhos têm a participação dessa uva na Toscana.


Chardonnay


A variedade Chardonnay é muito famosa devido ao papel que desempenha na produção dos melhores vinhos brancos secos e também é uma das principais uvas utilizadas na produção de Champagne. Atualmente ela é encontrada na maior parte dos vinhos comercializados mundialmente.

A Chardonnay em si possui aroma frutoso e sabor que varia próximo ao da maça (em regiões mais frias) até o sabor de frutas tropicais, principalmente o de abacaxi, em regiões mais quentes. Ela também pode apresentar aroma suavemente terroso, algo próximo ao mineral. 


Degustação


Assim como fazemos com todos os vinhos que comercializamos, nossa equipe de especialistas degustou os vinhos do grandioso Barone Ricasoli. ⠀⠀⠀

Uma experiência incrível que todos os amantes de vinhos deveriam vivenciar.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ricasoli não faz apenas vinhos, faz obras de arte!

Bootstrap Example

Fotos: Jailma Bernardo