FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$500,00 para Sul e Sudeste | 5% DE DESCONTO no Boleto à Vista | Até 3X SEM JUROS no Cartão (Parcela mínima R$ 150,00)

MELHORES VINHOS PARA COMPRAR ONLINE

VINHOS CASTELLO D'ALBA

Vinhos que nascem da paixão do enólogo Rui Madeira pelo terroir do Douro


“Rui Roboredo Madeira faz parte da nova geração que está a marcar o ritmo para a crescente qualidade dos vinhos portugueses”. Essa é a definição que a prestigiada revista Wine Spectator conferiu ao enólogo Rui Roboredo Madeira, proprietário de um dos mais premiados empreendimentos no Douro, clássico terroir português.

Produtor de várias linhas premidas de vinhos, uma de suas principais marcas é Castello D’Alba que combina muito bem vinhos de corte com castas autóctones como a Touriga Nacional, Tinta Roriz e a Aragonez, símbolos do melhores aromas e sabores do Vale do Douro.

Produtor


“Meus vinhos refletem as minhas vivências. É na minha Adega que faço os vinhos com o caráter do nosso terroir, expresso pelas castas autóctones, a que imprimo um estilo próprio e um perfil internacional. Esta é a minha paixão: os vinhos do grande vale do Douro”.

O enólogo Rui Roboredo Madeira é mestre em elaborar vinhos fáceis de beber e complexos em uma das principais regiões vitivinícolas de mundo.


Ele conta essa paixão pelos aromas e cheiros silvestres do terroir no Douro Superior e a Beira Alta nasceu em família. Rui Roboredo Madeira passou boa parte da sua trajetória em contato com muitas culturas que dão origem os melhores vinhos no mundo.


Depois dessa experiência, retornou ao vale do Douro convicto de que o clássico terroir português tem potencial para originar os melhores vinhos do mundo.


Uma de suas linhas de melhor expressão é Castello d’Alba. elaborada no Douro Superior. “Foi o primeiro vinho que lancei há quase 20 anos. Hoje é uma marca de referência do Douro, que podemos encontrar nos melhores restaurantes, hotéis e garrafeiras”, destaca o enólogo.

REGIÃO DO GRANDE VALE DO DOURO

VALE DOS GRANDES VINHOS...

Terroir

Ladeada por montanhas, Douro é uma das regiões mais famosas na rota do vinho. Destacam-se os tipos de solo com predominância do granito e xisto.


Nessa região é comum o cultivo de centenas de variedades, grande parte autóctones como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Castelão, Trincadeira e Tinta Roriz.


As propriedades de Rui Roboredo Madeira começaram a produzir na Adega do Douro em 1999. Os vinhos descansam em cubas de inox e também em cave de barricas com temperatura controlada.

Uvas

Touriga Nacional

A casta é da família das Vitis Viniferas de Portugal, sendo a mais famosa e valorizada entre as mais de 250 castas nativas do país. Tanto que é chamada como a rainha dos vinhos portugueses.

Os vinhos varietais de Touriga Nacional são elegantes e com elevada complexidade.

Os vinhos costumam apresentar bom teor alcoólico, taninos finos, sabores intensos, volume, equilíbrio e aromas florais, o que resulta em uma sensação agradável ao paladar.

Trincadeira

LA uva Trincadeira é uma das mais difundidas em Portugal. Ao alcançar seu melhor estágio de cultivo, essa variedade dá vida a excelentes rótulos, geralmente elegantes e equilibrados, com acidez média, taninos macios.

Tudo isso com muita intensidade aromática (principalmente frutas e flores, pimenta e especiarias). A variedade também oferece ótimo potencial para amadurecimento em barricas de carvalho.

Castelão

Castelão é uma uva que produz vinhos tintos varietais de médio corpo, também conhecida como João de Santarém ou Castelão Francês. Os vinhos dessa cepa geralmente são concentrados, aromáticos, com taninos bem marcantes que conferem potencial de guarda.

Integra a lista de 250 uvas portuguesas, sendo a casta tinta mais cultivada em todo o país. Seus vinhos são famosos e apreciados como o icônico vinho do Porto.

Touriga Franca

A uva aromática Touriga Franca é a casta com a maior área plantada na região do Douro. É oriunda do cruzamento natural entre a uva Touriga Nacional com a casta Marufo (Mourisco Tinto).

É considerada uma das melhores castas portuguesas de corte, comumente usada na elaboração de vinhos tintos de coloração intensa, elegantes e sofisticados. Uma das variedades mais importantes de Portugal, não à toa que participa da composição do vinho do Porto.

Tinta Roriz

Essa variedade é conhecida como Tinta Roriz no Douro e no Dão. Já na região de Lisboa é chamada de Abundante, no Alentejo, de Aragonês; e Tempranillo no norte da Espanha.

Dá origem a vinhos ricos com características marcantes de frutas vermelhas com sabor picante. No geral são exemplares aromáticos, bem estruturados, podendo desenvolver complexidade com a idade.

DICA DO ESPECIALISTA

Neste vídeo é possível conhecer mais detalhes da linha Castello D’Alba de Rui Roboredo Madeira. André Maculan, co-founder da Via Vini, esteve na Feira de Vinhos de Portugal, em julho de 2018 no Shopping JK Iguatemi, para degustar os rótulos dessa seleção, mais uma exclusividade no portfólio da Via Vini.