vinhos caballo loco

Vinho Caballo Loco: O Ultrapremium da Vinícola Valdivieso

Com mais de 100 anos de tradição na produção de vinhos e espumantes, a vinícola chilena Valdivieso é mundialmente conhecida pelo elevado nível de qualidade, que é também uma das características mais marcantes de toda sua carta. Entre os principais rótulos, está o conceituado vinho Caballo Loco, que é simplesmente o primeiro Ultrapremium chileno.

Em sua apresentação, o Caballo Loco pode ser descrito como um vinho de aroma intenso e, de certo modo, complexo ao palato, muito em razão de seu detalhado/delicado processo de vinificação – que passa por diversas etapas até resultar em uma inconfundível sensação tátil na boca.

Produzido a partir da combinação de vinhos de diversas videiras, safras e locais de cultivo, o modelo é enumerado por edições pela Vinícola Valdivieso, que opta por não especificar o ano e proporção de cepas utilizadas em sua elaboração. Sua coloração é de um fino vermelho violeta intenso e escuro, que remete à lembrança de frutas vermelhas e roxas.

História

Apesar da grande fama, o Caballo Loco é recente. Nasceu nos anos 90, quando havia em Valdivieso, que na época era administrada por Jorge Coderch, um grande número de barris cheios de vinhos de qualidade superior estocados (de uvas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec) de safras entre 1990 e 1993.

Ainda que em quantidade demasiada, o número de barricas não era o suficiente para produção de uma linha varietal Premium, o que levou Jorge a emprestar seu apelido (Caballo Loco) para que a vinícola criasse o primeiro vinho tinto ultrapremium do Chile em 1994.

Após a produção do Caballo Loco número 1, a vinícola passou a gerenciar suas barricas para dar vida a novas edições do modelo. Seu potencial de guarda em boas condições chega a ser de 10 anos e atualmente está em sua 16ª edição, que é composta por 50% das colheitas de 2010 e 2011 e 50% de colheitas feitas entre 1990 (inaugural) e 2009.

Sabor e Harmonização

As videiras, responsáveis por produzir as uvas de sua elaboração, têm idade que varia de 40 a 60 anos, e conta com uma das menores escalas de produção conhecidas em todo o continente. Isso porque a proporção de aproveitamento costuma ser de dois a três mil quilos de uva por hectare.

Além de intenso e complexo, os enólogos caracterizam-no pelo sabor incomparável e suavidade pontual – qualidades que harmonizam com o final longo e persistente. A grande quantidade de taninos macios presentes em sua composição, faz do Caballo Loco um excelente acompanhante para refeições com carnes vermelhas assadas, queijos fortes e maduros e massas com molhos encorpados.

Na Via Vini você encontra o vinho Caballo Loco número 16 para comprar e vários outros rótulos da Viña Valdivieso.