Vinho Bordeaux 2016 ressalta a excelência do clássico francês

Vinho Bordeaux 2016 ressalta a excelência do clássico francês 

No Velho Mundo a Região Vinícola de Bordeaux, na França, é uma das mais conhecidas entre os amantes de vinhos elegantes, longevos, encorpados e classudos, como os grandes Châteaux.

Após colheitas não muito boas entre 2011 e 2013, uma safra melhor em 2014 e uma colheita de muita qualidade em 2015, os apreciadores desse clássico francês aguardam com grande expectativa a safra Bordeaux 2016. A boa notícia é que produtores e críticos já consideram Bordeaux 2016 entre as melhores safras dos últimos seis anos.

“Alguns produtores de vinho em Bordeaux estão chamando a parte vintage de 2016 de ‘a segunda vinda de Bordeaux’ devido à excelente qualidade geral dos vinhos e seu caráter único. E depois de provar mais de 1.300 vinhos de 2016 em Bordeaux, devo concordar. Após o soberbo 2015, Bordeaux está mostrando uma grande qualidade na garrafa mais uma vez. Eu provei a mais nova safra em garrafa de Bordeaux com os editores sênior Nick Stock e Stuart Pigott. Ficamos impressionados com o frescor e estrutura dos tintos e brancos produzidos em 2016, bem como a sua pureza e transparência”, avalia o crítico James Suckling, após degustação em janeiro deste ano. 

Apesar do clima úmido dos seis primeiros meses de 2016 e a seca até a colheita, essa safra conseguiu superar as expectativas. Suckling observa que os vinhos apresentam um classicismo que faz lembrar os grandes vinhos da década de 1980, mas com muito mais precisão e clareza devido aos avanços na viticultura e na produção de vinhos. “Parecem muito menos manipulados do que alguns Bordeaux da primeira década deste século, quando alguns produtores estavam produzindo mais vinhos voltados para o marketing”, diz. 

O especialista avaliou oito vinhos com pontuações perfeitas em 2016 e 14 com pontuações excelentes em 2015. “As duas safras fizeram alguns vinhos extraordinários. Eu acho que 2015 fez verdadeiramente grandes vinhos do que 2016, mas o último é muito próximo e um pouco mais homogêneo em qualidade. Isso significa que você pode comprar praticamente qualquer coisa engarrafada em Bordeaux na safra de 2016, desde o mais simples Bordeaux até o mais grandioso dos classificados, ou vinhos de troféu da Margem Direita, e ter certeza de que está recebendo um vinho de alta qualidade”, destaca James Suckling.   

De acordo com o crítico, as garrafas de 2016 têm cerca de 1% a menos de álcool do que as garrafas de 2015, e um pouco mais de acidez. “Isso dá aos tintos de 2016 um paladar um pouco menos maduro e mais tânico do que os de 2015. Também sugere que os vinhos de 2016 podem ser um pouco melhores do que os de 2015, mas não acho que isso importe muito, já que as duas safras têm uma longa vida pela frente”.  

 

Bordeaux Brancos 2016

Outros destaques dessa safra foram os vinhos brancos doces. “Descobrimos que os principais Sauternes são comparáveis a 2015 em qualidade. Talvez os 2016 sejam um pouco mais avançados e maduros em comparação com os de 2015. Muitos brancos secos também estão disponíveis em 2016 e têm um pouco mais de frescor e acidez do que suas contrapartes em 2015”, diz.

Esses resultados surpreenderam até os enólogos da região que não tinham certeza de como seria o começo da safra. Isso porque após 2015, a estação de crescimento começou fria e úmida, o que dificultou muito os trabalhos nas vinhas. Soma-se a isso o fato de que junho e setembro se comportaram com clima seco e quente.

“Bordeaux 2016 é uma das melhores safras desde 2010. Eu a classificaria antes de 2000 e 2003, assim como todas as safras dos anos 1990, exceto a própria 1990. As únicas safras modernas que avalio melhor são 2005, 2009, 2010 e 2015 - esta última apenas por um fio de cabelo”, reforça James Suckling.

Ao contrário do crítico, produtores da região consideram a safra Bordeaux 2016 ainda melhor do que as antecessoras. “Pelo menos metade dos 40 viticultores com quem falamos, pode discordar. Isso porque 2016 é a safra mais recente do mercado. Eles querem vender isso. Mas eu entendo o debate. Debates semelhantes continuam ocorrendo em 1989 e 1990, 1995 e 1996, e em 2009 e 2010. Os preços não parecem ser um fator muito importante, já que os comerciantes de vinho em Bordeaux dizem que os vinhos de 2015 e 2016 agora têm o mesmo preço, mesmo embora 2015 tenha sido significativamente menos caro no início”, diz.

 

Tipos de uvas de Bordeaux

A região é famosa pela produção vinícola de tintos, que são responsáveis por aproximadamente 80% dos vinhos de Bordeaux. São estruturados e elegantes, produzidos principalmente com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Já os brancos estão entre os melhores vinhos doces do mundo graças à ação do fungo ‘podridão nobre’ sobre a Sémillon, e a qualidade da uva Sauvignon Blanc encontrada em algumas áreas de Bordeaux. Essas mesmas uvas também dão origem a brancos secos de excelente qualidade. Mas o tinto de Bordeaux é o mais popular. 

Outro ponto importante é que a maioria das regiões de Bordeaux tem sua própria AOC (Appellation d’Origine Contrôlée). São mais de 50 denominações diferentes que abrangem todos os estilos e categorias de vinhos. Legislações específicas estabelecem as castas permitidas e o percentual de cada uma que pode ser utilizado, além de regulamentações de técnicas de vinificação, teor alcoólico, métodos de poda e colheita, rendimento de fruta por planta.

O ponto alto está na Margem Esquerda, onde Cabernet Sauvignon é predominante. É nesta margem que está localizada a região de Médoc, responsável por grandes vinhos de Bordeaux.

Já os vinhos da Margem Direita de Bordeaux são predominantemente produzidos com a uva Merlot por conta de sua maior adaptabilidade aos solos de argila, calcário e areia. A uva Cabernet Franc é a segunda uva mais utilizada na região. 


Comprar vinhos Bordeaux 2016 

Como você pôde observar a safra Bordeaux 2016 fez ressurgir os grandes vinhos dessa clássica região vitivinícola. E a Via Vini vai comercializar os melhores rótulos para você degustá-los e fazer a própria avaliação. Fique de olho nessas novidades em nosso site.

Enquanto isso, aproveite as promoções do nosso catálogo Bordeaux 2015!

 

VINHO BORDEAUX BY BOYD CANTENAC

 

VINHO GRAND BATEAU ROUGE AOC

 

VINHO CHATEAU LA CROIX CANTENAC ST EMILION GRAND CRU