Dicas de vinho para o outono: vinhos importados que combinam com a estação Dicas de vinho para o outono: vinhos importados que combinam com a estação Outono:

Uma estação intermediária entre o verão e o inverno, para países quentes, um bálsamo. No Brasil, saímos de um verão quente e passamos para uma estação amena, com dias quentes e o entardecer fresco com noites mais frias. Definitivamente, um período excelente para degustação de vinhos.

Claro que para esta estação existem vinhos que irão combinar e acentuar ainda mais o prazer da degustação. Nos chamados “países não equatoriais”, a estação vem cheia de cores e as cidades ficam deslumbrantes em tons amarelos e avermelhados. Lindo cenário para apreciar um vinho ao ar livre, em parques e praças.

Assim como os pratos se tomam mais fortes e concentrados em ingredientes mais temperados, os vinhos para acompanhamento precisam também ter mais corpo. Os tintos têm uma boa presença na boca, os frutados com taninos macios e um pouco de frescor, no ponto certo, os roses do novo mundo como Chile e Argentina. Há também quem prefira os brancos. Claro, como sempre, é bom enfatizar que a degustação de vinho sempre leva em conta a particularidade e preferências de cada pessoa – como diz o velho ditado: “gosto não se discute“.

O melhor de toda esta variedade é que podemos ter momentos saborosíssimos: tardes e noites frias aquecidas por uma boa bebida. Abaixo, confira algumas dicas para uma melhor degustação de vinhos no outono.

Vinhos tintos para outono

O ideal é a escolha de um vinho marcante, porém não exagerado, para combinar com os pratos que começam a ganhar uma estrutura mais pesada. Todos os tintos são ideais para esta estação, mas, sem dúvidas, alguns são perfeitos e merecem citação: Aragonez, Cabernet Sauvignon, Syrah entre outros.

Por serem mais encorpados combinam mais com os pratos de outono, sempre harmonizando na medida certa.

Se deseja apreciar apenas como aperitivo pode optar por vinhos aromáticos, com taninos arredondados, que irão cumprir bem esta missão . Os que apresentam frutos maduros, especiarias com notas amadeiradas e de chocolate, são excelentes opções para serem “bebericados” desacompanhados.

Dicas para harmonizar pratos e vinhos no outono

Com a imensa variedade de rótulos disponíveis no mercado, é certo afirmar que quanto mais souber harmonizar o prato com a bebida, melhor será a sua experiência de degustação. Assim como um bom look clama por um penteado de cabelo bem feito e maquiagem para acompanhar, os vinhos também têm seus segredos e tipos certos de combinação com comidas.

Como dito anteriormente, outono sugere pratos mais nutritivos e pesados, para que seja estabelecido uma harmonização com a estação. Essa estação nos leva ao consumo de pratos com forte presença de carnes vermelhas, e para estes, o acompanhante ideal é o Syrah; para prato grelhado pode-se optar por um Pinot Noir, que também é uma grande pedida para as mulheres em geral, por serem leves e marcantes; já os queijos fortes ou alimentos à base deles, por exemplo, pizza, uma boa alternativa podem ser Chianti ou Syrah, com ótima acidez; Massas são muito bem escoltadas por vinhos Toscanos, que costumam ter corpo médio e acidez presente. Abóbora, mandioca, batata doce e pinhão, têm como opção os roses mais encorpados ou tintos leves, como os da região da Borgonha. O que fica evidente é que sempre há uma boa opção de prato para degustar um bom vinho.

Gostou deste post? Conte para nós nos comentários quais sãos os vinhos importados que combinam com o outono que você prefere?