Dicas de vinhos para o outono: Vinhos importados que combinam com a estação

 

Dicas de vinhos para o outono: Vinhos importados que combinam com a estação

Como tem sido para você a deliciosa combinação de outono com vinhos?

Trata-se de uma estação intermediária entre o verão e o inverno, para países quentes, um bálsamo. Aqui no Brasil, geralmente saímos de um verão quente e passamos para uma estação amena, com dias quentes e o entardecer fresco com noites mais frias. Definitivamente, um período excelente para degustação de vinhos.

Claro que para esta estação existem vinhos que irão combinar e acentuar ainda mais o prazer da degustação. Nos chamados “países não equatoriais”, o período vem cheio de cores e as cidades ficam deslumbrantes em tons amarelos e avermelhados. Lindo cenário para apreciar um vinho ao ar livre, em parques e praças.

Assim como os pratos se tornam mais fortes e concentrados em ingredientes mais temperados, os vinhos para acompanhamento precisam também ter mais corpo. Os tintos têm uma boa presença na boca, os frutados com taninos macios e um pouco de frescor, no ponto certo. Há também quem prefira os roses ou brancos. Claro, como sempre, é bom enfatizar que a degustação de vinho sempre leva em conta a particularidade e preferências de cada pessoa.

O melhor de toda essa variedade é que podemos ter momentos saborosíssimos: tardes e noites frias aquecidas por uma boa bebida. Neste artigo, listamos algumas dicas para escolher bons vinhos para outono. Não deixe de conferir! 

 

Procure vinhos mais encorpados para o outono 

Os vinhos tintos de médio corpo são mais quentes e ideais para o tempo mais frio. Rótulos produzidos a partir de uvas como Merlot, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah são opções na medida certa. Ao mesmo tempo em que são mais encorpados, têm características mais suaves, contam com taninos equilibrados e geram vinhos macios.

Porém, os brancos também entram na lista — apesar de serem muito conhecidos como ótimas opções para o verão. Para isso, basta escolher rótulos com toques mais amadeirados.

 

Alguns exemplos de vinhos encorpados incluem:

 

 

Eles transmitem a sensação de aconchego e corpo aquecido. Quer coisa melhor para uma tarde ou noite fria de outono?  

 

Opte por vinhos com mais intensidade de aroma e sabor 

Vinhos macios e com aromas marcantes também são uma excelente escolha, quer seja para harmonizar ou para degustar apenas como um aperitivo — ou seja, sem necessariamente ser acompanhado de algum alimento.

Dê preferência para os vinhos com aromas de especiarias, frutas maduras, chocolate e madeira. Eles podem promover experiências sensoriais diferenciadas e ainda atendem aos requisitos do outono: acidez equilibrada, corpo médio e sabor extremamente agradável.

Entre as opções, podemos citar:

 

 

Busque harmonizações com os cardápios especiais do outono 

Outro ponto que merece atenção é a questão da harmonização com os pratos que serão acompanhados pela bebida. À medida que a temperatura cai, tendemos a buscar alimentos mais nutritivos e que trazem mais satisfação (diferente do verão, em que focamos em alimentos mais leves, como saladas e frutas).

Entre alguns pratos típicos da época, podemos citar o creme de batatas, nhoque, camarão na moranga, caldo de mandioca e de mocotó. Além disso, alguns ingredientes específicos são muito utilizados, entre os quais: abobrinha, batata-doce, quiabo, berinjela e pinhão.

Entre as apostas que você pode fazer, estão:

 

 

Dicas para harmonizar pratos e vinhos no outono 

Com a imensa variedade de rótulos disponíveis no mercado, é certo afirmar que quanto mais você acertar a harmonizar do prato com a bebida, melhor será a sua experiência de degustação.

Assim como um bom look clama por um penteado de cabelo bem feito e maquiagem para acompanhar, os vinhos também têm seus segredos e tipos certos de combinação com comidas.

Verdadeiramente o outono sugere pratos mais nutritivos e pesados, para que seja estabelecido uma harmonização com a estação. Isso nos leva ao consumo de pratos com forte presença de carnes vermelhas, e para estes, o acompanhante ideal é o Cabernet Sauvignon ou mesmo um Tannat.

Para pratos grelhados, pode-se optar por um Pinot Noir, que também é uma grande pedida para as mulheres em geral, por serem leves e marcantes. Já os queijos fortes ou alimentos à base deles (como uma pizza) combinam bem com os Sangiovese ou Syrah, com ótima acidez.

Massas são muito bem escoltadas por vinhos Toscanos, que costumam ter corpo médio e acidez presente. Abóbora, mandioca, batata doce e pinhão, têm como opção os roses mais encorpados ou tintos leves, como os da região da Borgonha. O que fica evidente é que sempre há uma boa opção de prato para degustar um bom vinho.

Duas boas opções são:

 

 

Escolha boas opções para uma excelente apreciação 

Quem disse que vinho precisa estar sempre acompanhado de algum prato? Você pode apenas aproveitar a bebida em um fim de noite romântica, ou ao final do dia, buscando um momento de descanso e relaxamento — ou qualquer que seja a sua motivação para apreciar uma boa bebida.

Sendo assim, se você deseja apreciar apenas como aperitivo pode optar por vinhos aromáticos, com taninos arredondados, que irão cumprir bem essa missão. Os que apresentam frutos maduros, especiarias com notas amadeiradas e de chocolate, são excelentes opções para serem degustados desacompanhados.

Entre as possibilidades que você pode adotar para ter essa experiência, podemos citar:

 

 

A escolha de vinhos para outono envolve, evidentemente, o gosto pessoal de cada um. Entretanto, existem outros pontos que podem ser levados em consideração para ter ótimas experiências e eles estão ligados às características como sabor e aroma, além da combinação que permitem fazer boas harmonizações com os pratos da estação, como você pôde ver nas nossas dicas.

Aproveite as últimas semanas dessa saborosa estação na companhia dos nossos vinhos mais indicados para ocasião. Confira as ofertas em nosso novo catálogo de vinhos e curta seus momentos especiais de outono. Corra, ainda dá tempo!

Gostou deste post? Conte para nós quais sãos os vinhos importados que combinam com o outono que você prefere.

Compartilhe suas experiências e opiniões nas nossas redes sociais e participe dessa comunidade de enófilos que adoram a combinação outono e vinhos!