Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Tempranillo

Variedade originária do norte da Espanha, seu nome oficial, Tempranillo, é oriundo da palavra espanhola temprano (cedo). Um significado bastante adequado a uma característica marcante: esta uva amadurece antes de outras castas, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.

É a casta símbolo da Espanha, onde sua presença é predominante. Atualmente, a Espanha é o terceiro país produtor mundial de vinho, sendo em sua maioria elaborados com a uva Tempranillo.

Possui várias outras designações, dependendo do país de cultivo ou mesmo a região. Na Espanha pode ser identificada como: Ull de Llebre (Penedès), Tinto Fino ou Tinta del País (Ribera del Duero), Tinta de Toro (Toro) e Cencibel (Valdepeñas). Em Portugal, país onde ela também é extremamente importante (ela entra na composição do vinho do Porto, além de varietais ou de corte), é conhecida como Tinta Roriz (Douro) ou Aragonês (Alentejo).

As primeiras videiras foram plantadas por volta do ano 1.100 a.C., na região de Cádiz, provavelmente pelos Fenícios.

A Tempranillo é uma uva fácil de cultivar, versátil e de fácil adaptação. Por isso, comporta-se bem em regiões de variadas temperaturas, do clima fresco ao seco, e com grandes amplitudes térmicas. Prosperam de acordo com as características de cada região.

O seu cultivo é mais bem exercido em regiões de altitudes relativamente altas. É uma casta de maturação rápida, normalmente é colhida algumas semanas antes que outras castas espanholas na mesma região.

Assim como mudam as designações para esta casta em cada lugar em que ela é cultivada, mudam também algumas de suas características específicas, que resultam nas diferenças entre um vinho e outro produzido a partir dela.

Normalmente não apresentam alto teor alcoólico. Seus aromas típicos são de frutas vermelhas como morango e amora, baunilha, caramelo e especiarias (quando em contato com a madeira), mas não é, tradicionalmente, uma uva que gera vinhos de forte presença aromática. A complexidade aromática, quando existente, vem normalmente com o corte com cepas outras que, preferencialmente, também lhe aportem maior acidez.

Na boca, a principal característica é a textura envolvente, macia, sedosa e aveludada. Equilibrada, corpo médio e taninos redondos. Sua boa acidez e pouca tendência oxidativa permitem a seus vinhos uma longa guarda em barricas de carvalho e em garrafas. Também podem ser degustados jovens. Assim como a maioria das uvas tintas, a Tempranillo pode ser apresentada sozinha ou em corte.

Os principais países de cultivo desta cepa são: Espanha (destacando as regiões de Rioja e Ribera Del Duero), Portugal (Douro e Alentejo), Argentina (Mendoza), Estados Unidos e Austrália.

Itens 1 para 20 de 50 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Itens 1 para 20 de 50 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3