Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Sangiovese

Trata-se da uva tinta mais famosa da Itália, amplamente produzida na região central da Itália, especialmente na Toscana.

Sua origem ainda é incerta, mas há os que afirmam que esta casta é originária dos vales da região italiana de Emilia-Romana, e que no século XVI já havia sua produção.

A uva Sangiovese possui um grande número de variedades, os chamados “clones” os quais se diferenciam durante os séculos e em diversos territórios. É conhecida também pelas seguintes designações: Sangiovese Grosso, Brunello, Uva Brunella, Morellino, Prugnolo, Prugnolo Gentile, Sangioveto, Tignolo, Sangiovese Piccolo e Uva Canina.

O fruto amadurece lentamente e a maturação é tardia. O clima quente e seco é ideal para a uva Sangiovese. É uma uva que precisa de muito cuidado no cultivo e nas técnicas de vinificação para produzir vinhos de grande qualidade e expressão.

Esta uva dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas, refletindo o seu terroir.

No Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo, origina vinhos mais leves e fáceis de beber. É a varietal do famoso vinho Brunello de Montalcino, um vinho encorpado, rico, complexo e de envelhecimento prolongado. Sua intensidade também pode ser vista na grande maioria dos vinhos supertoscanos, vinhos italianos mais modernos que, em conjunto com outras uvas como a Cabernet Sauvignon, produzem vinhos de grande estilo. Ainda, destaca-se pelos vinhos Vino Nobile de Montepulciano, Rosso di Montalcino, Morellino di Scansano, Carmignano e nas DOCG´s (Denominazionedi Origine Controlata e Garantita).

Apresenta tradicionalmente aromas com notas de violeta, tabaco, cereja, anis, e ainda, aromas de baunilha, pimenta e ameixa. Na boca, são vinhos com uma boa expressão de frutas, notas herbáceas e de especiarias, além de uma ótima acidez e estrutura. De corpo médio a encorpado, os melhores vinhos produzidos com a Sangiovese são bem secos, levemente picantes, com elegância distinta e grande complexidade.

Apesar de não ser uma uva difícil, não se espalhou pelo mundo como as uvas francesas. Permanece, portanto, essencialmente na Itália, mas está presente também em outros países como o Canadá, os EUA, o Chile e a Argentina.

Itens 1 para 20 de 84 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Itens 1 para 20 de 84 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5