Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Riesling

É uma casta branca originária da Alemanha, onde era cultivada pelos romanos nos vales do Mosel e do Reno.

Apresenta duas variações, Riesling Itálica, menos expressiva e a nobre Riesling Renana, de qualidade superior e a que vamos nos referir.

É uma cepa muito adaptável desenvolvendo-se muito bem em climas mais frios, como da Alsácia, na França, Alemanha, Suíça e Áustria (é extremamente resistente à neve) até no calor marcante da Austrália.

Fácil de cultivar, sua maturação é longa e seus rendimentos por videira devem ser baixos.

Eclética, produz desde vinhos doces, semi doces até vinhos secos, todos com um intenso caráter frutado, balanceados por uma vívida acidez.

A Riesling gera vinhos brilhantes, de cor palha dourada. É uma das variedades de uvas mais aromáticas do mundo e seus aromas mais encontrados são florais, cítricos e minerais. No entanto, sua complexidade aromática pode ser bem mais ampla, com aromas de damasco, nectarina, maracujá, mel, especiarias, hidrocarbonetos entre outros.

Na boca, vai depender muito do estilo do vinho, seco, semidoce, doce ou espumante, variando entre sabores minerais, mel, manteiga, melão, flores. No geral, são vinhos leves, mas com bom corpo, frescos e frutados, com acidez destacada e muita elegância. Os níveis alcóolicos também podem variar com o estilo do vinho.

Pode ser atacada pelo fungo “Botrytiscinerea” (que murcha sua pele e concentra seus níveis de açúcar naturais) gerando vinhos doces extremamente complexos e de grande potencial de guarda.

Os vinhos Riesling são geralmente varietais e raramente são envelhecidos em madeira. Podem ser degustados jovens ou guardados por muitos anos, lembrando que o tempo de guarda está diretamente relacionado com o estilo do vinho.

A Alemanha cultiva mais Riesling do que qualquer outro país, principalmente na região do Mosel, sendo responsável pelos melhores exemplares do mundo. A Alsácia, na França, é a segunda melhor região produtora do mundo. Outros países também têm destaque no cultivo desta uva como Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA.

14 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

14 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista