Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Nebbiolo

É a uva mais nobre de sua terra natal, a região de Piemonte, na Itália. Seu nome deriva de “nebbia” (neblina), por conta da névoa que costuma encobrir seus vinhedos quando amadurece, no outono, ou mesmo pela cor da uva, que possui um aspecto ligeiramente esbranquiçado.

Esta cepa de difícil cultivo origina grandes vinhos como os Barolo e Barbaresco, conhecidos mundialmente pela personalidade e elegância.

A Nebbiolo é uma uva de difícil adaptação, mesmo em sua região de origem e raramente adapta-se em outros terroirs. Seu amadurecimento é tardio e ela requer cuidados especiais. É uma uva delicada e com baixo rendimento.

Seus vinhos apresentam coloração profunda. Aromaticamente, suas características mais típicas remetem a frutas como cerejas e framboesas, flores como violetas e rosas, café, chocolate, tabaco, especiarias. Com a evolução, podem surgir toques animais e de trufas. Com taninos marcantes e acidez notável, os vinhos da Nebbiolo são relativamente encorpados e equilibrados em álcool.

É uma uva apropriada para envelhecimento originando vinhos complexos e elegantes.

Os vinhos Barolos são únicos, combinação perfeita entre sutileza e poder. De riqueza aromática e sabores intensos, precisam de cerca de 10 anos de envelhecimento para atingir seu ápice. Já os vinhos Barbarescos, são menos tânicos e mais macios e não precisam de tantos anos para serem consumidos.

Os demais vinhos com a uva Nebbiolo não têm obrigatoriamente que ter um longo envelhecimento em madeira.

Assim como outras uvas italianas, pode ser conhecida por outros nomes como Spanna, nos vinhos Gattinara e Ghemme, ou Chiavennasca, em Valtellina, na Lombardia.

Com sua produção concentrada na Itália (Lombardia e principalmente Piemonte), alguns poucos países ousam cultivar a Nebbiolo como Austrália, Estados Unidos (Califórnia), África do Sul, Argentina e Brasil.

Itens 1 para 20 de 29 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 29 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2