Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Carmenere

A uva emblemática do Chile é na verdade proveniente da região de Médoc, na França. Foi uma das mais cultivadas no início do século XIX em Bordeaux. Seu nome provém da cor de sua pele de tom forte de carmim que sempre acaba transferindo aos vinhos com ela elaborados.

No séc. XIX, a praga Filoxera destruiu quase todos os vinhedos da Europa, de tal forma que a uva Carménère foi considerada extinta, até ser encontrada no Chile, pelo francês Jean-Michel Boursiquot em 1994. Mudas de Carménère originadas em Bordeaux foram levadas por engano aos vales vinícolas chilenos no século XIX, confundidas com a Merlot. Sobreviveu no Chile graças a pouca chuva existente na região durante a época de cultivo e à proteção das fronteiras naturais do país (ao norte o deserto do Atacama, ao sul a Patagônia, a leste a cordilheira do Andes e a oeste o oceano Pacífico).

Esta casta adaptou-se tanto ao clima agradável e aos solos férteis que atualmente é considerada a uva emblemática do Chile. 

O vinho da Carménère possui uma cor rubi com reflexos violáceos. No olfato pode apresentar aromas de frutas vermelhas herbáceos, especiarias e se tiver amadurecimento na madeira pode despertar aromas como chocolate, charuto, tostado. Com corpo médio, porém, bem estruturado, seus taninos são delicados, macios e sedosos. Sabor frutado de cereja com notas sutis, de chocolate, picante e tabaco.

Produz excelentes vinhos varietais, com muita estrutura e sabor marcante, embora muito usado em assemblages, principalmente com a Cabernet Sauvignon.

Permite envelhecimento principalmente para os vinhos bem elaborados, mas normalmente é bebido ainda jovem.

Raramente encontrada da França, hoje a uva Carménère possui quase toda sua produção plantada no país que a acolheu, o Chile. É cultivada também na Itália, EUA e o próprio Brasil começa a produzir bons vinhos com esta cepa.

Itens 1 para 20 de 30 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 30 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2