Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Cabernet Franc

Uva tinta não tão conhecida quanto à “irmã”, Cabernet Sauvignon, mas de grande importância para a vitivinicultura mundial. Justiça seja feita, a origem da irmã famosa ocorreu através de um cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc.

O provável berço da Cabernet Franc é a região francesa de Bordeaux, sendo levada a região do Loire no século XVII, onde é a uva tinta principal.

É uma casta fácil de cultivar e adapta-se em quase todas as regiões, tanto quentes como frias. O excesso de frio produz vinhos pálidos e de sabores pobres. O excesso de calor sobre a Cabernet Franc, provoca sabores e aromas excessivamente herbáceos e vegetais.

É muito resistente e não excessivamente produtiva. Amadurece relativamente cedo.

Por compartilhar facilmente suas características, a Cabernet Franc é usada principalmente em cortes com outras uvas, para incluir sabor e textura ao vinho. Junto com a Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère e Petit Verdot, forma o famoso corte bordalês. Também produz excelentes exemplares varietais, principalmente no Vale do Loire, onde também é usada para fazer excepcionais rosés, assim como em muitas regiões do Novo Mundo.

Em linhas gerais, é uma casta macia e leve, com taninos e acidez média. Possui aromas de frutas como framboesa, ameixa, groselha com toque de especiarias, pimenta e vegetais.

A Cabernet Franc pode originar vinhos jovens, mas os de boa safra podem ser bem encorpados, ótimos para o envelhecimento.

É encontrada na França, especialmente em Bordeaux e Loire, mas está presente também em outros países como Canadá, EUA, Chile, Itália, Argentina e Brasil.

Itens 1 para 20 de 90 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Itens 1 para 20 de 90 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5