Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Agliânico

Trata-se de uma variedade extremamente antiga, importada da Grécia por volta do século VIII a.C. Atualmente, é uma das uvas tintas mais cultivadas no sul da Itália, sendo a responsável por algumas das melhores garrafas produzidas nas zonas quentes do país.

Esta casta teria sido levada à Itália pelos gregos, há mais de 2.500 anos. Na Roma antiga, o vinho dos nobres era produzido com a Agliânico.

Essa casta adaptou-se muito bem no sul da Itália, especialmente nas regiões de Campânia e Basilicata, onde suas raízes penetram firmemente no solo de origem vulcânica. O clima seco e ensolarado destas regiões é excelente para o desenvolvimento das videiras, que produzemos melhores e mais conhecidos representantes da Agliânico, o DOCG Taurasi e o DOC Aglianico de lVulture.

Seu amadurecimento é tardio, sendo necessário que sejam colhidas no ponto exato da maturação. São as últimas a serem colhidas na Itália e, se colhidas precocemente, podem resultar em vinhos mais tânicos.

É uma uva especial e com grande personalidade. Quando jovem gera vinhos pouco redondos, por conta de seus taninos potentes. São densos com acidez elevada e aromas de frutas negras, chocolate e defumados. Com o afinamento em madeira, no entanto, seus taninos tornam-se aveludados e as frutas ganham aromas mais adocicados. Os vinhos adquirem considerável fineza, profundidade e complexidade aromática, mostrando todo seu potencial.

Por isso, não devem ser consumidos jovens. Com grande potencial de envelhecimento, algumas garrafas cruzam mais de 10 anos em plena forma. 

É cultivada, principalmente, na Itália (Campânia e Basilicata), contudo, atentos ao crescente interesse na casta, EUA (Califórnia) e Austrália também estão investindo na produção da uva Agliânico.

14 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

14 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista