Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Rioja

Situada ao norte da Espanha, é considerada a mais destacada região vinícola do país com a predominância de vinhos tintos. Seu nome deriva de "Rio Oja", um dos afluentes do rio principal (Edro) que corta a região.

Centrada na capital da província, Logroño, Rioja divide-se em três partes, ao longo do eixo do rio Ebro: Rioja Alta (que ocupa a parte do Vale do Ebro a oeste de Logroño), Rioja Alaves (que fica ao norte do rio Ebro, estendendo-se até a província basca de Alava) e Rioja Baja (que ocupa os subúrbios de Logroño do sul ao leste, incluindo as cidades de Calahorra e Alfaro).

A história do vinho em Rioja começou no final do século XV, a partir da retomada da região pelos cristãos, mas foram os comerciantes franceses, que a partir de 1840, para suprir o mercado interno após a devastação de seus vinhedos pela praga filoxera, passaram a elaborar seus vinhos nessa região espanhola. Por isso, muitas técnicas francesas estão incorporadas na produção de Rioja, como o amadurecimento dos vinhos em barricas de carvalho. Isso talvez explique porque a região foi a primeira a adotar as tipificações Crianza, Reserva e Gran Reserva, hoje adotadas pela maioria das outras regiões do país.

Rioja também foi pioneira na Espanha ao receber sua Denominação de Origem (DO), no ano de 1925 e em 1991 foi promovida a Denominación de Origen Calificada (DOCa), garantindo assim, a qualidade, procedência e autenticidade de seus vinhos.

A região desfruta de uma invejável posição geográfica entre as demais regiões vinícolas espanholas. Seus vinhedos estão plantados em altitudes que variam entre 500 e 800 metros acima do nível do mar. Os solos são calcário-argilosos, com boa concentração de ferro. O clima predominante é mediterrâneo e atlântico, com temperaturas amenas, sem extremos como outras regiões da Espanha.

A Tempranillo é a uva dominante entre os vinhedos de Rioja. Frequentemente ela recebe adição daGarnacha, para dar mais corpo e estrutura ao vinho, e da Mazuelo (Cariñena ou Carignan) ouGraciano, para adição de aromas. Para os vinhos destinados a passar longos períodos em barricas de carvalho, como os Gran Reserva, a Tempranillo pode receber uma pequena quantidade de Cabernet Sauvignon.

As uvas brancas permitidas na denominação são a Viúra, conhecida também como Macabeu, e a Malvasia, que confere aroma de mel aos vinhos.

A Rioja foi a primeira região vinícola a projetar os vinhos espanhóis no mercado mundial.Os frequentes investimentos em tecnologia etécnicas de cultivo e produção, refinados ao longo tempo, garantiram a qualidade, elegância e originalidade dos vinhos da maior região produtora da Espanha.

20 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

20 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista