Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Ribera del Duero

Importante região produtora de vinhos da Espanha, Ribeira del Duero disputa com Rioja a hegemonia dos vinhos tintos deste país. Situada num planalto ao norte de Madrid, em Castilla y León, estende-se através do largo vale do rio Duero (conhecido como Douro em Portugal), a leste da cidade de Valladolid.

Embora a região tenha uma história de vinificação de mais de 2.000 anos, o título de DO - Denominación de Origen veio apenas em 1982.

Os vinhedos estão situados entre 750 e 1.000 metros de altitude acimado nível do mar. O clima é continental com verões quentes e secos, e invernos frios, com grande risco de geadas e baixa pluviosidade. O baixo rendimento das uvas (por conta destas condições extremas) e a grande amplitude térmica favorecem a maturação das uvas, que passam a apresentar grande concentração, aromas intensos e uma excelente acidez.

Notadamente, a grande produção destina-se aos vinhos tintos. Existem alguns bons roses e pouquíssimos brancos (que não pertencem à regulamentação D.O.).

A uva que mais se adaptou aos extremos climáticos de Ribeira del Duero, tornando-se a casta principal da região, é a Tinto Fino (também chamada Tinto del País), uma variação local da Tempranillo da Rioja.

As castas Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot só são permitidas em vinhedos experimentais como os do produtor, Vega Sicília, com vinhedos antigos destas cepas, plantados no século 19.

A uva branca nativa, Albillo, é permitida na denominação apenas para suavizar a intensidade dos tintos e não para produzir vinhos brancos. A uva Garnacha é utilizada para a produção de vinhos rosés.

Cerca de 290 vinícolas produzem vinhos classificados como D.O em Ribeira del Duero, sendo que, a Tinto Fino precisa corresponder a 75% do corte nos tintos. São vinhos para serem tomados jovens ou destinados ao envelhecimento, adquirindo assim, novas características.

Podem ser classificados quanto ao tempo de guarda em madeira: Jovem (não apresenta guarda em madeira, podem ser consumidos meses após a colheita), Roble (apresenta guarda em madeira inferior ao necessário para ser classificado como “crianza”), Crianza (guarda mínima de 02 anos com, pelo menos, 12 meses em madeira), Reserva (guarda mínima de 03 anos com, pelo menos, 12 meses em madeira) e Gran Reserva (guarda mínima de 05 anos com, pelo menos, 24 meses em madeira).

Os vinhos de Ribeira del Duero possuem grande concentração e potência, são intensos, muito elegantes, complexos e harmônicos. É uma região que vem conquistando sua merecida reputação nas últimas décadas, graças aos seus vinhos tintos de grande qualidade e estilo.

19 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

19 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista