Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Rhône

Região da França famosa por seus vinhos finos, o Vale do Rhône destaca-se por produzir alguns vinhos ícones franceses, sobretudo tintos, além de brancos e rosés interessantes.

Suas apelações giram em torno do rio Rhône (que dá origem ao nome da região) e seus antigos vinhedos estão divididos em duas sub-regiões bem distintas, ao Norte, o Vale do Rhône Setentrional e, ao Sul, o Vale do Rhône Meridional.

A parte Setentrional estende-se de Vienne até Valence. Produz cerca de 10% dos vinhos da região, grandes exemplares, diga-se de passagem.

Seu clima é continental, com invernos rigorosos e verões quentes, e seus vinhedos são encravados em suas encostas de solo granítico. Nessa sub-região predominam as uvas Syrah (tinta), Viognier, Marsanne e Roussane (brancas). Dentre suas principais AOC´s (Appellation d’Origine Controllé) destacam-se a importante Hermitage, Crozes-Hermitage, Côte-Rôtie, Condrieu, Château-Grillet, Saint-Joseph, Cornas e Saint-Péray.

A parte meridional estende-se de Valence até Avignon, seguindo do sudeste até a Provence. O relevo é mais suave e o clima é mediterrâneo, com invernos amenos e verões muito quentes. Os vinhedos sofrem grande influência do mar e o vento mistral tem importante papel no caráter do terroir da região.

A variedade de uvas é bem maior do que no norte, produzindo com elas vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés. As tintas predominantes são a Grenache, juntamente com a Syrah e Mourvèdre, (formando o famoso corte GSM), e a Cinsault. As principais uvas brancas são a Viognier, a Marsanne, a Roussanne, a Clairette e a Bourboulenc.

A denominação Côtes-du-Rhône representa a esmagadora maioria da produção regional com excelentes tintos e alguns poucos brancos e rosés. Châteauneuf-du-Pape é um ícone do vinho francês, por sua história e qualidade. Outras apelações importantes como Gigondas, Vacqueiras, Coteaux-du-Tricastin, Lirac, Tavel, Côtes du Ventoux, Côtes du Luberon, Muscat de Beaumes-de-Venise, Côtes du Vivarais, Coteaux de Pierrevert terminam de compor o lado sul desta importante região vinícola da França.

Itens 1 para 20 de 56 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3

Itens 1 para 20 de 56 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3