Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Languedoc-Roussillon

Situado na região sul da França, o Languedoc-Roussillon estende-se ao longo de toda a costa Mediterrânea, das fronteiras com a Itália e com a Espanha.

A história da região é datada do século V a.C, quando os gregos estabeleceram suas colônias no Languedoc e resolveram plantar as primeiras videiras. No século XVII, Roussillon foi adquirida e em 1980 as duas regiões foram unificadas.

Apesar da história da vinicultura da região ter mais de 2.000 anos, foi a partir das décadas de 1960 e 1970 que a região começou a investir em técnicas de vinificação modernas, deixando de lado a fama duvidosa dos seus vinhos para produzir atualmente alguns dos vinhos jovens considerados os mais interessantes da França.

O clima no Languedoc é predominantemente mediterrâneo e o solo tipo aluvial, com exceção das partes mais afastadas do litoral. Com verões muito quentes, Languedoc- Roussillon é excepcionalmente ensolarado e com ventos frequentes, especialmente o mistral. Esse clima propicia condições ideais para a cultura da vinha. O resultado, uma diversidade de vinhos surpreendente: tintos frutados ou mais encorpados, brancos variando de leves a secos, vinhos doces naturais, espumantes reconhecidos e rosés perfumados.

As castas mais utilizadas nessa região são as tintas Carignan, Cinsault, Grenache, Syrah e Mourvèdre, e as brancas, Bourboulenc, Clairette, Chardonnay, Chenin, Grenache Blanc, Macabeu, Mauzac, Muscat e Picpoul.

Com classificação de Vin de Pays, as rigorosas normas das AOC´s foram flexibilizadas, permitindo que variedades de outras regiões, como Merlot e Cabernet Sauvignon, fossem plantadas. O resultado são vinhos varietais de bom preço, muitos deles rotulados como Vin de Pays d’Oc.

Algumas denominações importantes: Blanquette de Limoux, Crémant de Limoux, Limoux, Clairette de Languedoc, Corbières, Corbières-Boutenac, Costières de Nîmes, Coteaux du Languedoc, Faugères, Fitou, Minervois, Saint-Chinian, Muscat (Muscat de Lunel, Muscat de Mireval, Muscat de Frontignan e Muscat de Saint-Jean-de-Minervois), Cabardès, Côtes de la Malpère, Côtes du Roussillon, Côtes du Roussillon Villages, Collioure, Banyuls, Maury, Rivesaltes, Muscat de Rivesaltes.

Com o seu carácter distinto e versatilidade de estilos, os vinhos do Languedoc-Roussillon carregam o charme e encanto da França. Marcados pelo terroir e o clima excepcionalmente ensolarado, são aposta certa para quem procura vinhos custo-qualidade.

Itens 1 para 20 de 40 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 40 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2