Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Douro

Considerada a região demarcada mais antiga do mundo, a região do Douro localiza-se no Nordeste de Portugal, rodeada pelas serras do Marão e de Montemuro.

A demarcação inicial, feita em 1756 pelo Marquês de Pombal, regulamentou esta região produtora de vinhos, podendo considerá-la a primeira reconhecida mundialmente com este nível de rigor e exigência.

Esta região é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro. Produz vinhos há mais de 2.000 anos e tornou-se famosa graças à produção de um vinho fortificado de características únicas, o Vinho do Porto.

Com o passar dos anos, a paisagem foi esculpida pela atividade humana. O terreno acidentado e os montes escarpados que pareciam de cultivo impossível foram moldados numa impressionante escadaria coberta de vinhedos, os socalcos. Essa paisagem magnífica foi em 2001, reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

O clima quente e seco no verão e rigoroso no inverno contribue para a qualidade das uvas. Os solos são essencialmente xistosos e apenas uma pequena parte da produção tem origem em solos graníticos. Ainda que particularmente difíceis de trabalhar, estes solos obrigam as raízes a penetrarem até grandes profundidades fazendo com que os mostos tenham maior concentração de açúcar e cor.

Entre as diversas castas cultivadas destacam-se a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz.

O Douro é uma região vinícola de excelência mundial, onde são produzidos vinhos com características singulares. Além do emblemático vinho do Porto, os vinhedos do Douro produzem também deliciosos vinhos de qualidade brancos e tintos.

Itens 1 para 20 de 22 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 22 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2