Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Bordeaux

Localizada a sudoeste da França, próximo ao Oceano Atlântico, a região de Bordeaux é, sem dúvida, uma das mais prestigiosas do planeta. É o maior vinhedo demarcado em extensão do mundo, além do maior produtor de vinhos de altíssima qualidade.

A origem do seu nome vem de Au Bord de L’eau (à beira d’água), uma vez que está estabelecida no entorno de três rios que a dividem em três partes. As duas mais famosas estão situadas às margens do Rio Gironde: uma na margem esquerda e a outra na margem direita. No estuário de Gironde desembocam os rios, Dordogne e Garonne, criando entre eles a terceira região, Entre-deux-Mers (Entre Dois Mares).

Em cada uma das margens, situam-se as sub-regiões e dentro de cada sub-região existem as comunas ou apelações.

A maioria das regiões de Bordeaux tem sua própria AOC (Appellation d’Origine Contrôlée). São mais de 50 denominações diferentes que abrangem todos os estilos e categorias de vinhos, regidas por legislações específicas, que determinam as castas permitidas e o percentual de cada uma que pode ser utilizado, técnicas de vinificação, teor alcoólico, métodos de poda e colheita, rendimento de fruta por planta, entre outras coisas. Por isso, cada região e sub-região possui suas características particulares.

Na Margem Esquerda, a uva predominante é a uva Cabernet Sauvignon, que melhor adaptou-se ao solo de cascalho. É nesta margem que está localizada a região de Médoc, responsável por grandes vinhos de Bordeaux. Composta por sub-regiões e apelações importantes como: Médoc e Haut-Medoc,(Saint-Estèphe, Pauillac, Margaux e Saint Julien, Graves (Pessac-Léognan)e Sauternes e Barsac (responsável pelos melhores vinhos doces do mundo).

Os vinhos da Margem Direita de Bordeaux são predominantemente produzidos com a uva Merlot por conta de sua maior adaptabilidade aos solos de argila, calcário e areia. A uva Cabernet Franc é a segunda uva mais utilizada na região. As duas sub-regiões mais importantes são Saint-Émilion e Pomerol, com destaque também para Fronsac, Lalande-de-Pomerol e Côtes de Blaye.

Situada entre os rios Garonne e Dordogne, Entre-Deux-Mers é a região que mais produz brancos de Bordeaux, sendo as uvas Semillion e Sauvignon Blanc suas principais castas. Nas últimas décadas progrediu na produção de tintos que, se atenderem à regulamentação específica, recebem as denominações de Bordeaux ou Bordeaux Supérieur. Outras AOC´s: Loupiac, Saint-Croix-Du-Mont, Saint-Foix-Bordeaux, Cadillac, Côtes de Bordeaux St.-Macaire, Premieres Côtes de Bordeaux, Graves de Vayres e Entre-Deux-Mers. 

Não é por acaso que, quando se busca uma referência em termos de vinho de qualidade, Bordeaux é um dos primeiros nomes que vem à mente. A paixão pela vinicultura fez com que a região se tornasse exemplo de excelência. Dos vinhos mais jovens aos grandes vinhos míticos da região, Bordeaux é personagem principal na longa história da vinicultura mundial.

Itens 1 para 20 de 61 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

Itens 1 para 20 de 61 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4