Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Vinho Uruguaio

Com mais de 200 vinícolas, o Uruguai é hoje um respeitável produtor de vinhos.

Mesmo que seja um país pequeno, é o segundo menor da América do Sul, seu potencial vinícola está em pleno desenvolvimento.

As primeiras uvas viníferas foram plantadas no Uruguai há mais de 250 anos, mas só na metade do século XIX, a de produção de vinhos começou a ser realizada comercialmente.

Foi com a introdução de novas castas no território do Uruguai, em 1870 por Dom Pascal Harriague, que a vinicultura do país começou a moldar-se. A uva Tannat adaptou-se tão bem à região que hoje dá vida ao autêntico vinho uruguaio.

Em 1987, com a criação do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INAVI), a indústria deu um salto na produção e qualidade. Foram estabelecidas regras para a produção e muitos investimentos em melhorias e modernização do setor foram realizados, com o objetivo de aumentar o padrão dos vinhos uruguaios.

O vinho do Uruguai é cultivado em uma localização geográfica privilegiada e em terras particularmente adequadas para o cultivo da vinha. O país é cercado por grandes volumes de água: oceano Atlântico (leste), rio de La Plata (sul) e rio Uruguai (oeste). O clima mediterrâneo e os solos férteis contribuem para a qualidade de seu terroir.

Os rótulos do país apresentam características distintas dos outros vinhos produzidos na América Latina. A começar pela uva. A Tannat, representa quase metade das plantações no país e quando bem trabalhada, origina vinhos de muito caráter e estrutura. São produzidos varietais ou cortes, em que seu forte potencial tânico costuma ser suavizado pelo acréscimo de outras cepas.

Além de sua uva mais simbólica, o Uruguai cultiva Moscatel Hamburgo, Merlot, Cabernet Sauvignon Cabernet Franc, Barbera, Nebbiolo, Syrah e Isabella. Dentre as brancas, Ugni Blanc, Chardonnay, Viognier Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Pinot Gris, Chenin Blanc, Muscat Blanc, Riesling, Sémillon, Muscatel Ottonel e Torrontés.

As principais regiões produtoras são Montevidéu, Canelones, Maldonado Colônia e San José.

Grande parte da produção vinícola do Uruguai está nas mãos de empreendimentos familiares, elaborando seus rótulos com muito zelo, quase que artesanalmente. Essa relação de respeito e amor com a vinicultura, dá origem ao vinho Uruguai Tannat e a tantos outros vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente.

7 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

7 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista