Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Vinho Húngaro

A Hungria produz um dos mais profundos e reverenciados vinhos doces do mundo, o Tokaji. É um dos países com maior tradição vinícola do Velho Mundo e tem no setor vitivinícola uma das principais atividades agrícolas.

Assim como tantos outros países, a história da vitivinicultura húngara foi fortemente marcada pela presença de diversos povos que ali habitaram, especialmente os romanos.

Durante o período do comunismo, vinícolas privadas foram transformadas em cooperativas controladas pelo governo e a produção de vinhos foi homogeneizada. A variedade de uvas no país foi sacrificada em busca de maiores rendimentos. Como a quantidade era o que realmente importava, a qualidade, então, foi deixada de lado.

Com a queda do comunismo, após 40 anos de estagnação da vinicultura, algumas propriedades voltaram às mãos privadas e investimentos no setor foram feitos.

Nos últimos anos, mais especificamente na década de 90, mais investimentos foram realizados, inclusive de outros países, e enólogos qualificados começaram a desenvolver novas ideias. Os produtores de vinho húngaro começaram a diversificar bastante sua produção, com pequenas vinícolas por todo o país.

Os vinhos Tokaji, no entanto, continuam desfrutando de grande prestígio internacional. São vinhos doces, produzidos de maneira muito particular, com uvas atacadas pelo fungo, Botrytis Cinerea, que seca a fruta, concentrando o açúcar. É considerado por muitos o “Vinhos dos Reis”, já que sempre foi a bebida preferida de muitos, inclusive Luís XIV.

A Hungria também elabora ótimos brancos secos e tintos com estilo mais moderno, frutados e com muita elegância.

As principais castas utilizadas são a Furmint, Hárslevelü, Muscat (na elaboração do Tokaji), Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Olaszrizling, Riesling e Blaufrankisch.

Dentre as 22 regiões produtoras da Hungria, as mais importantes são: Tokaji (vinhos doces), Kunság, Csongrád e Hajós-Baga (vinhos de mesa), Eger (produz tintos elegantes), Villány e Szekszárd (produzem os melhores e mais encorpados vinhos tintos do país).

A Hungria vai muito além do néctar dos vinhos doces. Mais do que os Tokaji, os húngaros tem muitos brancos e tintos a oferecer ao mundo e aos apreciadores que desejam descobrir mais sobre esse país.

6 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

6 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista