Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Vinho Grego

A Grécia teve um papel importante na história do vinho na antiguidade. Dionísio, filho de Zeus e deus do vinho, era adorado com festas regadas aesta bebida.

Dados apontam que a cultura vinícola no país teve iníciopor volta dos anos 4.000 a.C., com descrições detalhadas de processos de produção de vinho em inscrições que datam de 2500 a.C..Homero elogia, na Ilíada, muitas regiões da Grécia por suas tradições na produção do vinho.

A partir de sua independência, a produção de vinhos foi impulsionada.

Na década de 1970, o país passou a adotar a certificação com base no sistema francês. Já na década seguinte, com a adesão da Grécia à União Europeia, grandes mudanças na produção vinícola começaram a ocorrer.

Frequentemente lembrada pelos seus antigos vinhos Retsina (feitos pela adição de resina de pinheiro a vinho branco durante a fermentação), a Grécia é, atualmente, uma região emergente no mundo dos bons vinhos. Seus produtores dedicam-se à qualidade, produzindo pequenos volumes, mas com grande originalidade.

Com uma grande diversidade de terroirs, em geral, o clima da Grécia é ameno, com influência mediterrânea. Possui uma diversidade de solos que vão do vulcânico ao calcário, passando pelo argiloso e arenoso. Todas estas características favorecem o desenvolvimento das videiras e amadurecimento das frutas, assim como produzem vinhos de vários estilos e personalidades.

No país são cultivadas cerca de 250 variedades de uvas. As autóctones conferem uma tipicidade única ao vinho grego como as tintas, Agiorgitiko e Xinomavro, e as brancas, Moschofilero e Assyrtiko. Outras conhecidas como a Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e Chardonnay também são plantadas na região.

As regiões vinícolas da Grécia são: Centro – Euboea, Epirus, Ilhas do Ageu, Ilhas Jônicas, Macedônia, Peloponeso, Thessalia e Trácia.

Os vinhos gregos estão hoje entre os de maior personalidade no mundo. As suas variedades autóctones trazem uma tipicidade única aos seus exemplares,irresistíveis aos amantes do vinho. Os rótulos da Terra de Dionísio têm tudo para tornarem-se grandes ícones e ganharem o espaço que merecem em nossas taças.

1 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

1 Produto(s)

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista