Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Vinho Americano

Ocupando a quarta colocação na produção mundial de vinhos, os Estados Unidos vêm destacando-se pela elaboração de vinhos de qualidade mundial.

O país possui 50 estados, todos produtores de vinhos. Entretanto, por conta de suas condições climáticas, apenas na Costa Oeste (West Coast), junto ao Oceano Pacífico, surgem condições favoráveis ao plantio.

Os polos de produção do vinho americano são os estados costeiros de Washington, Oregon e Califórnia, com destaque para o último, responsável por 91% dos vinhos dos Estados Unidos.

Em meados do no século XVI, os primeiros colonizadores da costa leste americana tentaram, sem êxito, produzir vinhos com as variedades locais (uvas comuns). Foi então que, com o intuito de produzir vinhos de qualidade, foram introduzidas mudas de uvas viníferas europeias na região.

Entre 1935 e 1939 foram realizados investimentos e pesquisas que transformaram a vitivinicultura americana. A partir dos anos 60, novos viticultores e empresários começaram a produzir vinhos de melhor qualidade na Califórnia.

Mas, foi na década de 1970 que olhares voltaram-se para a vinicultura dos EUA. Conhecida como “O Julgamento de Paris”, uma degustação às cegas foi realizada na capital francesa entre os renomados vinhos da França e os vinhos dos Estados Unidos. Os vinhos americanos venceram a disputa e a Califórnia foi elevada entre as melhores regiões produtoras do mundo.

Com um país tão grande, o terroir das regiões vinícolas é muito variado, sendo mais adequado a produção de vinhos em seus principais estados produtores: Califórnia, Oregon e Washington.

Os Estados Unidos produzem tintos, brancos, rosés, espumantes e fortificados em vinícolas com a mais alta tecnologia do mundo, bem como em propriedades menores com uma produção reduzida, quase artesanal com métodos tradicionais.

A Zinfandel é a casta preferida dos americanos e a uva símbolo dos vinhos da Califórnia. Este estado ainda cultiva cepas clássicas, como as tintas, Cabernet Sauvignon, Merlot,Pinot Noir e Syrah e a branca, Chardonnay. No Estado do Oregon, destaque para as brancasChardonnay, Riesling e Pinot gris e, para a tinta, Pinot Noir. Em Washington as castas mais cultivadas são Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Desde 1980, os Estados Unidos utilizam um conjunto de regras AVA (American Viticultural Areas) para organizar as regiões de produção com relação aos seus diferentes climas e características geográficas, podendo ser comparado à denominação IGT italiana.

Na Califórnia, as principais AVA´s, são: Napa, Sonoma, Russian River, Santa Barbara e Rutheford. Em Oregon são Walla Walla Valley (esse AVA é dividida entre Oregon e Washington State), Willamete Valley e Yamhill Valley. Em Washington as principais regiões vinícolas são Columbia Valley. Walla Walla, (junto de Oregon), Rattlesnake Valley e também Yakima Valley.

É importante lembrar que o Estado de New York também está crescendo na produção dos vinhos.

Itens 1 para 20 de 36 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 36 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2