Menu
< Menu Acesse / Crie sua conta
Busca

Compre também pelo telefone (11) 5042-0077

De segunda à sexta-feira das 9h as 19h
E aos Sábados das 10h as 15h

Chateauneuf du Pape

O vinho francês mais emblemático do Vale do Rhône sempre teve a qualidade como prioridade em sua produção. É uma verdadeira lenda de renome no mundo do vinhoproduzida com muito esmero e rigor.

O nome Châteauneuf-du-Pape (Novo Castelo do Papa) vem do castelo construído pelo Papa João XXII, durante seu reinado no século XIV.Nesta época o papado teve a sua residência de verão no local onde era produzido o vinho, que passou a ser regularmente consumido pelo Pontífice e batizado com o nome do palácio.

OChâteauneuf-du-Pape está vinculado a uma AOC (Appellation d’origine Contròlée) regulamentada por uma legislação específica que assegura a excelência dos vinhos ali produzidos.

Esta AOC autoriza o uso de 13 variedades na composição do vinho. Apesar da permissão de tantas uvas, normalmente utiliza-se uma quantidade menor de castas, podendo ser produzido inclusive com apenas uma única uva. Na maioria das vezeso blend do Châteauneuf-du-Pape é comandado pela Grenache (respondendo normalmente por 50% a 70% da composição), com a Mourvèdre ou Syrah como coadjuvantes. Embora a predominância absoluta da produção seja de vinho tinto, algumas cepas brancas são também utilizadas, como a Grenache Blanc e a Roussane.

Além do capricho dos produtores, o terroir de Châteauneuf-du-Pape faz toda a diferença no resultado final dos vinhos. Os seixos (pedras) de noite soltam o calor absorvido de dia, com a luz e o sol, auxiliam no amadurecimento dos frutos.

De uma maneira geral, os vinhos tintos possuem uma cor escura. Os aromas lembram frutas como cereja e amora, além de canela, baunilha, figo. É um vinho redondo, com alto teor alcoólico e bastante complexo. É encorpado, aveludado e elegante. Os brancos possuem bem menos corpo, mas os com presença maior da Roussanne costumam ser mais cheios e aromáticos.

Os tintos têm potencial de guarda entre 5 à 20 anos (dependendo da safra, do vinho e do produtor), enquanto os brancos são ideais para consumo imediato, ou de 2 à 6 anos de guarda. Todo esse trabalho rigoroso para a produção deste prestigioso vinho perdura por séculos, originando exemplares respeitados em todo o mundo. Mais que um nome, Châteauneuf-du-Pape é uma expressão de riqueza, história e cultura.

Itens 1 para 20 de 24 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 20 de 24 total

Direção Descendente
por página

Tabela  Lista 

Página:
  1. 1
  2. 2