adegar vinho

Você tem uma coleção de vinhos crescente e não tem certeza o que beber e o que adegar?

Não é fácil saber quanto tempo um vinho durará.

Neste post iremos vamos te mostrar como adegar seu vinho devidamente. Acompanhe!

A Realidade da Maioria dos Vinhos

Temos boas e más notícias. A notícia boa é que provavelmente você não bebeu sem querer um vinho que deveria ter adegado.

A notícia ruim é que vinho “envelhecível” não é exatamente comum. Na verdade, a maioria dos vinhos deveria ser bebido ainda jovens, com apenas uma fração do tempo pretendido para o envelhecimento.

A maioria das vinícolas tira o trabalho de adivinhar a capacidade de envelhecimento dos vinhos ao lidar com isso durante a produção. Isso te dá um produto pronto para beber que não requer nenhum tempo a mais adegado.

Quando Guardar Vinhos

Se a maioria dos vinhos não envelhece bem, o que permite um vinho durar ao longo do tempo? A ciência por trás do porque um vinho envelhece bem é muitas vezes mal entendida e manipulada por esforços de marketing.

O engraçado é que a maioria das pessoas não sabe que existem características que podem aumentar as chances de um vinho envelhecer bem, mas não garante que um vinho irá melhorar com o tempo.

Com certeza existem produtores de vinhos que tenham conseguido a reputação de criarem vinhos que valem a pena adegar, e, além disso, tem certas regiões e certos tipos de vinho que envelhecem melhor do que outros.

Porém, isso vem com uma demanda alta e um preço alto. Cada ano, profissionais especulam sobre a capacidade de envelhecimento de vintages, produtores e regiões.

As vezes acertam, mas muitas vezes eles subestimam ou nem notam os vinhos. Ignore toda a especulação e esforços de marketing dos produtores.

Se você está apenas começando, não compre esses vinhos “colecionáveis” para adegar.

Então, Quais Vinhos Você Deve Adegar?

Você deve adegar vinhos Premium que você ama. Comprando o suficiente desses vinhos você irá se encontrar com uma quantidade excessiva de garrafas para beber e terá que começar a adegá-los.

A abordagem inteligente para isso é pesquisar a vinícola, ver o que os experts falam sobre o vinho e quanto tempo ele deve durar. Não se esqueça de verificar suas características como acidez, tanino, teor alcoólico e açúcar residual.

Agora para a parte divertida: beber o vinho que você está adegando! Isso mesmo, você deve provar uma garrafa a cada 6 a 12 meses para ver como ela está evoluindo.

Se você colocá-la numa adega e ignorá-la por tempo demais, poderá perder o auge do sabor. Quem sabe que você encontre um vinho que fique maravilhoso num tempo inesperado?

Adegar o seu vinho é uma decisão estratégica e envolve alguns pontos de organização interessantes.

Você já pensou em adegar vinhos? Conte para a gente nos comentários!