uva chardonnay

Chardonnay: a rainha dos vinhos brancos

Conheça mais sobre a uva Chardonnay, mundialmente reconhecida como a rainha dos vinhos brancos! Acompanhe.

História da uva Chardonnay

A Chardonnay é característica de Borgonha, no leste da França e é o resultado do cruzamento entre as uvas Pinot Blanc e Gouais. Por anos acharam que ela era o resultado da junção da Pinot Noir com a Pinot Blanc, mas estudos recentes feitos pela Universidade da Califórnia mostraram o contrário.

Acredita-se que os romanos trouxeram a Gouais dos Balcãs e que camponeses passaram a cultivar a cepa no início do século III. Por volta do século XIII a Chardonnay foi reconhecida como variedade de uva vinífera e teve seu berço estabelecido em Borgonha. Curiosamente, "Chardonnay" também é o nome de um vilarejo localizado ao sul de Borgonha.

Principais regiões de cultivo

Essa é uma casta de uva que se adapta muito bem a praticamente qualquer região, exceto os extremos de calor e frio. Com origem francesa, claramente ela é muito cultivada em Borgonha, mas também é vista em Champagne, região famosa por seus espumantes únicos.

Ainda na Europa, Itália e Espanha são produtores reconhecidos dessa casta, muito por não terem uma grande casta branca, então a Chardonnay conquistou espaço facilmente por lá. Na Califórnia, alguns dos melhores vinhos brancos podem ser comparados com os feitos em Borgonha e milhões de garrafas são produzidas anualmente (45 milhões e crescendo desde 2001).

A Austrália e Nova Zelândia são dois países com grande vocação para vinhos brancos, com vinhos complexos e elegantes, considerados alguns dos melhores fora da Europa. Na América do Sul, a Chardonnay domina grande parte dos brancos no Chile e na Argentina.

Características dos vinhos Chardonnay

Mesmo com as afirmações de que a Chardonnay não tem muita personalidade, ela é uma das castas que mais absorve as características do solo e do processo de vinificação. Seus aromas são muitos, variando de acordo com o solo e o produtor. Em geral, os aromas primários encontrados são de frutas cítricas, frutas tropicais, florais e amanteigados. Na boca tem formas variadas, assim como a acidez, corpo, frescor e untuosidade dos vinhos.

Harmonização com comida

Como uma casta flexível, é uma das melhores para se harmonizar com bons pratos. A combinação francesa clássica é um vinho Chardonnay acompanhado por Ostras. Vai muito bem com peixes gordos, como salmão, badejo e vermelho, e frutos do mar. Carnes brancas, grelhadas e assadas, também são boas escolhas.

A Chardonnay é rainha das castas brancas e ganhou adeptos por todo o mundo. Sua fama de não ter personalidade é rebatida com vinhos que absorvem muito bem as características do solo onde são produzidos e as técnicas de vinicultura.

Quais são seus vinhos Chardonnay preferidos? Conte para a gente nos comentários!