Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon: tudo o que você sempre quis saber

A uva Cabernet Sauvignon é merecidamente conhecida como a rainha das uvas viníferas.

Figura entre as principais garrafas de diversos produtores ao redor do mundo, fazendo também parte de misturas interessantes que resultam em vinhos saborosos.

Mas você conhece a história dessa uva tão famosa e por que seus vinhos são tão saborosos? Separamos tudo o que você sempre quis saber sobre a Cabernet Sauvignon! Vamos começar? Acompanhe.

A História da Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon faz parte da casta de uvas Vitis vinifera e é o resultado do cruzamento entre as uvas cabernet franc e sauvignon blanc. Segundo pesquisadores, teve origem em Bordeaux, cultivada pelos fundadores da região, a tribo Bituriges.

Ganhou o nome conhecido hoje em dia no final do século XVIII, já que anteriormente tinha o nome inspirado na tribo fundadora de Bourdeaux, chamada de Biturica. Em 1997, foi comprovado cientificamente que a uva realmente teve origem das duas outras, que lhe renderam o nome atual.

Onde ela é mais cultivada?

Curiosamente a Cabernet Sauvignon se adapta à diferentes climas. Hoje em dia ela não é tão cultivada em Bourdeaux e pode ser vista na Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia (EUA), Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul, entre diversos outros.

A Cabernet Sauvignon precisa de muito sol para amadurecer devidamente e a insolação não é a ideal em Bordeaux para que ela desenvolva seus açucares totalmente. Esse é um dos motivos que tornou a uva Merlot a principal nessa mesma região e levou a Sauvignon para outras regiões do mundo.

A característica dos vinhos de Cabernet Sauvignon

Se você procura por vinhos encorpados e concentrados, então você encontrou a uva certa. A cabernet sauvignon produz vinhos com taninos densos, cor profunda e aromas complexos de frutos como ameixa e cassis.

Em vinhedos com temperaturas mais altas, tem traços de azeitona e amora silvestre. Quando envelhecido em barris de carvalho, os vinhos se tornam mais complexos e macios.

Cabernet Sauvignon é a uva usada por vinhos saborosos e bem pontuados. Separamos 3 sugestões de garrafas para você provar. Acompanhe:

3 sugestões de vinhos Cabernet Sauvignon

Vinho Morin Cabernet Sauvignon

Com uma coloração vermelho intensa, o Morin possui aromas poderosos de ameixas escuras, com uma combinação de café, chocolate e um toque de madeira na boca.

Vinho Morin Cabernet Sauvignon

Vinho Winemakers Recipe Corinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Aroma de frutas escuras e especiarias, como pimenta e cominho, com notas de pimenta doce, eucalipto e madeira se destacam no Recipe Corinto. Paladar imponente, muito bem balanceado e com firmes taninos. Harmonização: Carnes vermelhas, churrasco, enchidos temperados e queijos de cabra.
Vinho Winemakers Recipe Corinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Vinho Pulenta Estate III Cabernet

Notas de frutas vermelhas e um toque de baunilha, proveniente do carvalho, dão grande complexidade ao Pulenta Estate III. Vinho de grande harmonia na boca com taninos maduros e típicos da uva Cabernet Sauvignon.

 Vinho Pulenta Estate III Cabernet

Depois de experimentar nossas sugestões, conte para a gente o que achou!

Quais são os seus vinhos de Cabernet Sauvignon preferidos? Conte para a gente nos comentários, participe!