pratos para harmonizar com vinhos

5 pratos simples para harmonizar com vinhos

A harmonização de vinhos pode parecer um segredo para muitas pessoas, mas algumas dicas simples podem fazer toda a diferença na hora de escolher o acompanhamento certo para um bom vinho.

Em qualquer época do ano é possível encontrar pratos simples de serem feitos e que vão dar outra cara para aquele encontro de amigos, ou até mesmo facilitar a sua escolha em um restaurante.

Separamos 5 pratos simples para harmonizar com vinhos. Vamos ver quais são? Acompanhe!

1. Carnes vermelhas

Carnes vermelhas que tem um tempo de preparo longo – assadas, cozidas – e acompanhadas com molhos são excelentes opções para harmonizar com vinhos tintos. A Cabernet Sauvignon é uma das principais uvas harmonizadas com carnes vermelhas.

Uma famosa receita francesa consiste no cozimento de cubos de carne em vinho tinto por cerca de duas horas, com cenoura, cebola, temperos e ervas.

O vinho escolhido para o preparo da carne costuma ser o mesmo escolhido para a harmonização, ou pelo menos a mesma uva!

2. Fondue de queijo

O que um tempo mais frio pede? Um bom fondue!

Ele não pode faltar durante inverno, e o fondue de queijo é uma receita fácil de fazer e muito gostosa. Use queijos Ementhal e Gruyère com um cálice de vinho branco. Para um leve tempero você pode usar 1 dente de alho, ou até um cálice de Kirsch – um tipo de destilado de cereja.

Queijos harmonizam muito bem com vinhos brancos no geral, mas algumas dicas podem ajudar a escolher a melhor combinação. Para queijos frescos e frescos curados, procure harmonizar com vinhos leves, frutados e refrescantes, como os feitos a partir da Sauvignon Blanc, Albariño, Muscat e espumantes.

Quando o assunto são queijos semi moles (como o Gouda ou Edam), a Riesling e a tinta Pinot Noir são as escolhidas.

Para te ajudar na escolha, confira esse gráfico comparando diferentes tipos de queijo com alguns excelentes vinhos!

harmonização de queijos com vinhosa

Fonte: Revista Adega

3. Almôndegas

Almôndegas com um bom molho pedem por um bom vinho tinto, não é mesmo? Com meio quilo de carne moída, 1 ovo, 1 xícara de cebola e 150g de farinha de rosca é possível fazer uma deliciosa almôndega que combina muito bem com vinhos tintos. O Barbaresco é considerado um dos melhores companheiros para uma boa receita de almôndegas.

4. Sopas

Sopas aquecem o corpo quando o chega o inverno e também acompanham muito bem um bom vinho tinto.

1kg de coxas de asa de frango, 1 cebola média, 2 folhas de louro, sal e pimenta do reino, cebolinha verde picada, 1 cubo de tempero de sua preferência e 1 pacote de capeletti de frango.

Pronto! Você já tem tudo o que precisa para uma deliciosa sopa. E essa aí de cima harmoniza muito bem com um vinho tinto da uva Merlot, bem aveludado.

5. Massas com molho branco

O molho branco, a base de queijo, ovos, ou outro derivado, casa muito bem com vinhos brancos. Como costumam ser pratos um pouco mais pesados, bons vinhos mais adocicados e leves casam muito bem.

Novamente, a Savignon Blanc aparece como uma excelente opção de harmonização, acompanhada pela Chardonnay e até mesmo a tinta Pinot Noir.

A harmonização de vinhos pode se tornar muito simples com algumas dicas fáceis e esses 5 pratos são excelentes opções para você testar!

Basicamente, vinhos brancos combinam com queijos e molhos brancas, e os tintos com carnes e molhos vermelhos, e você já pode aplicar esse conhecimento na próxima vez que visitar aquele restaurante com excelentes vinhos ou jantar com os amigos.

Quais são os seus pratos preferidos para harmonizar com vinhos? Conte para a gente nos comentários!