harmonização de vinhos

Harmonizar bem os vinhos que você gosta é sempre um desafio, não é?

Existem 6 perfis de sabor que você precisa experimentar para desenvolver um bom senso de harmonização de comida e vinho. 

Neste post vamos ver os perfis de sabor fundamentais de vinhos, alguns exemplos de harmonização e porque eles funcionam.

Vamos começar? Acompanhe.

Os 6 Perfis de Sabor

O básico da combinação de sabores é bem simples, mas nem sempre fácil de conseguir. Estes são os 6 perfis básicos de sabor que devem ser lembrados na hora de harmonizar:

  1. Acidez

  2. Gorduroso

  3. Amargo (ou tânico)

  4. Salgado

  5. Doce

  6. Álcool

A acidez no vinho harmoniza bem com comidas gordurosas e/ou doces. Alimentos gordurosos precisam de um vinho que seja mais ácido ou com maior teor alcoólico. Do contrário, o vinho terá gosto flácido. 

Vinhos amargos podem ser equilibrados com comidas doces. Comidas salgadas não devem competir com a acidez de um vinho. Sal deve ser usado com moderação para manter a nitidez da refeição. Tanto vinhos quanto pratos doces se beneficiarão de um pouco de acidez. 

Por fim, o álcool pode ser utilizado para cortar a gordura da comida ou equilibrar um prato doce.

tabela de harmonização de vinhos simplificada

Técnicas Comuns de Harmonização

Harmonização Regional

A ideia de harmonização regional também é importante. Imagine um vinho italiano com comida italiana? 

É bem verdade que as combinações regionais nem sempre representam a harmonização perfeita, mas elas podem servir de referência para entender o que acontece estruturalmente nas harmonizações entre vinho e comida.

Acidez + Acidez

Ao contrário do amargo, a acidez do vinho pode ser combinada com a acidez da comida. Se o vinho for menos ácido do que a comida, ele terá um gosto "chato". 

Um exemplo de ácidos não equilibrados seria percebido ao harmonizar uma taça de Chardonnay de barril de carvalho oriundo de um clima quente, com uma salada com vinagrete. 

Quando harmonizar pratos e vinhos, lembre-se sempre de considerar o equilíbrio de acidez entre ambos.

Doce + Salgado

Se você ama nozes caramelizadas ou caramelos salgados, a harmonização de um vinho doce com pratos salgados provavelmente irá te encantar. 

Experimente combinar um Riesling com comidas asiáticas como arroz frito ou Pad Thai (macarrão tailandês).

Amargo + Gorduroso

Pegue um pedaço grande de algum prato gorduroso e harmonize com um vinho bastante tânico. Pode ser aquela picanha clássica com um vinho tinto, mas é possível fazer ainda melhor do que isso. 

Pegue um vinho tinto como um Sangiovese italiano, com muitos sabores de cereja, e combine com um croquete de batata com ervas, tomates assados e uma salada de rúcula. 

De repente você terá um prato que mantém o amargo equilibrado com a gordura do croquete e um sabor complementar incrível!

Acidez + Gorduroso

Não há nada como uma taça de Champagne para cortar a gordura. Uma bebida de alta acidez acrescentará uma variedade de sabores interessantes à um prato rico em lipídios. 

É por isso que molhos de manteiga com vinho branco são tão populares em restaurantes (o famoso Beurre Blanc). O vinho branco no molho de manteiga enriquece o prato como um todo. 

Portanto, quando você estiver diante de um cheesecake, por exemplo, não tenha dúvidas: escolha uma taça de algo espumante e animado!

Álcool + Gorduroso

A categoria do álcool é um pouco estranha. O gosto na verdade se parece muitas vezes com acidez, então muitas das ideologias da categoria acidez + gorduroso também se encaixam nessa categoria. 

A diferença básica é que uma bebida de alto teor alcoólico não é recomendada para a função de "limpar" o paladar. Em vez disso, observe a categoria álcool + gorduroso para encontrar uma alternativa mais apropriada. 

Uma taça de Zinfandel com teor alcoólico de 17%, por exemplo, irá desacelerar bastante a velocidade de degustação do seu steak au poivre.

Existem milhares de harmonizações que podem ser feitas, esses são apenas os métodos básicos que todo amante de vinhos deve conhecer. 

Experimente as suas próprias combinações e compartilhe conosco os resultados!

Que tal deixar um comentário com as suas combinações preferidas? Conte para a gente!