barolo italia

Explore o vinho Barolo, o vinho dos reis!

A região de Piemonte é um dos berços mais importantes dos vinhos italianos. Conhecida por produzir vinhos de altíssima qualidade, únicos no mundo e cheios de caráter e personalidade, três dos vinhos produzidos por lá tornam Piemonte inesquecível para os amantes de vinho. Acompanhando o Barbaresco e o Barbera, o Barolo é conhecido como o vinho dos reis e o Rei dos vinhos! Vamos conhecer mais sobre esse vinho tinto italiano renomado mundialmente, produzido na região de Piemonte?? Acompanhe!

A história do vinho Barolo

O Barolo é produzido no noroeste da Itália, mais especificamente na província de Cuneo, dentro da região de Piemonte. A família Falletti, então Marqueses de Barolo, iniciaram a produção dos vinhos há séculos atrás, com algumas de suas principais garrafas sendo consumidas até mesmo pelo rei da França Luís XV.

Em 1980 ganhou a denominação de DOCG – a denominação de origem controlada de produtos alimentícios, criada especialmente para vinhos – garantindo a qualidade e autenticidade de todas as garrafas.

A casta Nebbiolo

Nebbiolo é a uva famosa de Piemonte, sendo também a uva do Barbaresco. Seus vinhos são encorpados, com personalidade e alto teor alcoólico, se tornando elegantes e complexos com o envelhecimento. Dizem que seu nome é ligado a "neblina", tanto por sua coloração acinzentada como pelas características climáticas de Piemonte.

Características dos vinhos Barolo

O Barolo é um vinho intenso, ao contrário do seu irmão Barbaresco que é conhecido com mais "sutil". Os vinhos Barolo apresentam uma coloração vermelha profunda, com perfume complexo e grande corpo. Seus taninos são persistentes, com características de frutas, florais e chocolate. É um vinho extremamente elegante e de personalidade.

Para ganhar o selo de "Reserva", deve ser envelhecido por 3 anos, sendo 2 deles em barris de madeira. Para serem qualificados como "Reserva Especial" devem ser envelhecidos por 5 anos, sendo dois em barris de madeira.

São vinhos perfeitos para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos, além de combinar com o tradicional prato italiano Fritto Misto.

O Barolo é um vinho de muita personalidade que figura entre os melhores produzidos no mundo. Ao lado dos seus irmãos, Barbaresco e Barbera, torna a região de Piemonte reconhecidamente uma das melhores produtoras de vinhos italianos.

Quais são suas experiências com o vinho Barolo? Conte para a gente nos comentários!