taças de vinho

Como lavar taças de vinho em 6 passos

As taças de vinho, diferente de outras louças, são feitas com a intenção de melhorar a experiência dos amantes de vinho. E não são todas iguais. Por exemplo, as taças de vinho tinto são maiores e mais largas, para captar o buquê. Já as de vinho branco são mais estreitas para os aromas delicados.

A aparência do vinho também conta, já que as taças de vinho são superdelicadas. Mas não basta ter uma taça linda para melhorar a experiência do seu vinho, elas precisam de cuidados extras quando o assunto é limpeza. E engana-se quem pensa que basta apenas lavar da mesma forma que você lava copos normais.

Taças de cristais merecem atenção especial, mais que as de vidro, por conter uma porosidade maior. O cristal absorve mais sabores e aromas e pode acontecer de deixar o aroma do vinho estranho e desagradável, com um paladar mais desagradável ainda.

Por isso, a lavagem da maneira certa é indispensável para que as propriedades originais dos vinhos sejam preservadas, sem alterar o sabor e também para causar uma boa impressão à mesa. Confira como lavar taças de vinho em 6 passos super simples. Vamos lá?

1.    Coloque uma toalha no fundo da pia

O primeiro passo é acomodar uma toalha no fundo da pia. A taça é muito delicada e poderá escorregar e quebrar. Com a toalha, o impacto será amortecido e a chance da taça quebrar se torna muito menor. Evite também usar as máquinas de lavar louças, a intensidade do calor e o sabão podem danificar suas taças.

2.    Use água morna e sabão neutro

O ideal é utilizar a própria mão para lavar as taças. Coloque um pouco de sabão ou detergente neutro e lave com água morna. Mas caso prefira usar a esponja, não tem problema! Porém, use a parte não abrasiva e tenha muito cuidado, já que é um item muito frágil. Segure a taça pela haste e vá rodando com a esponja, sempre com muito cuidado.

3.    Enxague muito bem

As taças de cristais têm uma porosidade muito maior que taças de vinho, por isso o cristal tende a absorver mais sabores e odores de sabão e outros materiais de limpeza. Por isso, enxague muito bem e, mais uma vez, com água morna, para eliminar todos os resíduos. Cuidado com a água muito quente, assim poderá fazer com que a taça quebre.

4.    Deixe secar

Após a lavagem, deixe as taças secando de cabeça para baixo para a água escorrer e depois, coloque-as de pé e deixe secar ao ar livre. Quando estiverem secas, use um pano macio, limpo e que não solte pelos para retirar as manchas e gotas de água.

5.    Deixe as taças brilhando

Depois que estiverem todas secas e sem manchas, dê um toque final. Umedeça um pano que não solte pelo com um pouco de álcool e aplique nas taças. Assim, elas ficarão brilhantes e prontas para serem usadas novamente.

6.    Cuidado ao guardá-las

Por serem muito frágeis, as taças devem ser guardadas em pé e jamais pela borda. Caso contrário, elas podem quebrar com muita facilidade. Se você tiver que guardar as taças muito juntas, encaixadas uma dentro da outra, utilize papel de seda para protegê-las.

Que tal seguir essas dicas para tornar suas experiências com vinhos muito mais agradáveis? Depois, conte para a gente se você notou a diferença!