uva syrah

Apresentamos a grande uva Syrah!

Existem algumas lendas e outros fatos concretos envolvendo o surgimento da Syrah, que é muito conhecida pelo mundo. Alguns acreditam que ela veio da Sicília, região do Sul da Itália; outros dizem que ela veio da cidade de Shiraz, no antigo império persa (atual Irã) e que teria chegado à França pelos cavaleiros das cruzadas.

Na versão documentada, conta que a Syrah foi descoberta no Sul da França, na região do “Vallé do Rhône”. Ela é considerada uma das variedades de uva mais antigas que existem, ou talvez a mais antiga. Estudos científicos contam que ela é “descendente” das castas Dureza (tinta) e Mondeuse (branca).

Apesar de predominar na região do Vale do Rhône, onde tem condições ideais para crescer, ela também está presente em diversas vinícolas ao redor do mundo. Nos anos 2000 se tornou uma das dez principais uvas cultivadas no mundo.

E foi a partir do Vale do Rhône que a Syrah ganhou fama e se espalhou por diversas partes do mundo, como o Chile, Estados Unidos, África do Sul e Austrália, principalmente. Vamos conhecer mais sobre essa antiga e tradicional casta? Acompanhe!

Características da uva Syrah

Com um vermelho intenso, exuberante, profundo e bastante brilho, seus vinhos possuem bons taninos, um aroma de ameixa, nectarina e um leve toque de amora e cravo. Tem um sabor marcante de ameixas frescas e cerejas, mas com pouca acidez e um bom equilíbrio. É um vinho macio que deixa uma boa permanência no paladar, com aromas secundários agradáveis.

Se for cultivada em um grande volume por hectare, sua qualidade pode ser comprometida. Mas ainda assim, possui uma maturação tardia que deixa sua casta magnífica e equilibrada. Seus vinhos podem ser envelhecidos por até meio século!

Em geral, é uma uva com bastante intensidade e seus vinhos podem ir de robustos a suaves, de exóticos a simples e de envelhecidos a jovens, mas todos muito saborosos.

Regiões onde produzem a Syrah

Em países mais quentes, onde há mais presença de sol, a Syrah fica com um nível maior de açúcar e sua acidez diminui. Como na Austrália, por exemplo, os aromas e sabores das frutas maduras escuras são mais marcantes.

Nos Estados Unidos, são produzidos vinhos mais densos, frutados e maduros, com menos taninos do que os vinhos produzidos na Europa. Na África do Sul, é comum encontrar a Syrah em quase todas as regiões, tendo cor e sabor mais intensos.

Na Argentina, a uva vem evoluindo bastante. Principalmente nas regiões do Vale de Uco e Mendoza. O Chile também produz bastante essa uva, com um preço super acessível e altíssima qualidade, nas regiões de Colchagua e Aconcágua.

Harmonização da Syrah

A uva Syrah tem vinhos saborosos e estruturados que são ideias para acompanhar pratos de carnes vermelhas, como contrafilé ou vitela, frangos e queijos amarelos. É uma ótima opção também para degustar com pizzas, suflês e crepes salgados. Pratos apimentados e molhos amanteigados também são uma ótima harmonização.

A Syrah é uma uva muito antiga e que pode ser encontrada ao redor de todo o mundo. Suas características variam de acordo com a região de cultivo e ela é usada para a produção de vinhos consideravelmente diferentes.

Quais são suas garrafas de Syrah preferidas? Conte para a gente nos comentários!